Buscar

Chuva abundante traz alívio aos Produtores de Soja em Sidrolândia e boa parte do MS

A região que mais se destacou nesse episódio foi a que abrange de Itaquiraí até Sidrolândia

Cb image default
Divulgação

Mato Grosso do Sul, um dos principais estados produtores de soja do Brasil, recebeu uma chuva esperada e bem-vinda no último fim de semana, proporcionando alívio aos agricultores e impulsionando a temporada de plantio. As chuvas, que variaram em intensidade, foram particularmente generosas em algumas áreas do estado, com acumulados significativos que ultrapassaram 150 milímetros em várias localidades.

A região que mais se destacou nesse episódio foi a que abrange de Itaquiraí até Sidrolândia, beneficiando dezenas de municípios e trazendo esperanças aos produtores que aguardavam por umidade adequada para iniciar o plantio da soja, o carro-chefe da economia de Mato Grosso do Sul.

Em Rio Brilhante, os números impressionam, com uma precipitação que somou 156 milímetros durante o sábado e domingo, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O acumulado de chuvas no mês de outubro alcança a marca de 162,6 milímetros em Rio Brilhante, o que deve fornecer a umidade necessária para o solo durante aproximadamente duas semanas de plantio.

Outro importante município agrícola, Maracaju, também foi contemplado com chuvas significativas, acumulando um volume de 107 milímetros, proporcionando um respiro bem-vindo aos agricultores locais.

Na região de Dourados, o Inmet registrou um volume de cerca de 75 milímetros, principalmente no domingo, enquanto em Itaquiraí, o volume foi semelhante, totalizando 72 milímetros.

No entanto, na parte mais ao sul do estado, o volume de chuvas foi mais irregular. Em Amambai, por exemplo, foram registrados 22 milímetros, enquanto em Sete Quedas, apenas 11 milímetros. A situação também se refletiu na região pantaneira, onde Miranda recebeu 25 milímetros, contrastando com apenas quatro milímetros na região urbana de Corumbá.

Essa chuva tão esperada é fundamental para o sucesso da safra de soja em Mato Grosso do Sul, e historicamente, o período de plantio atinge o pico entre os dias 14 de outubro e 4 de novembro no estado, de acordo com dados da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja). Com as chuvas recentes, os agricultores agora têm condições mais favoráveis para iniciar suas atividades, e a expectativa é de uma temporada promissora para a cultura da soja no estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.