Buscar

Mapeamento econômico regionaliza custo de produção em MS

De acordo com a gestora da unidade de economia do Sistema Famasul, Adriana Mascarenhas, a ideia é garantir condições para que o Estado tenha disponíveis informações econômicas e componentes técnicos p

(Foto: Divulgação)

Caracterizar sistemas de produção das culturas de soja e milho, além de identificar custos e análises da rentabilidade de forma regionalizada. Estes são os principais objetivos do MEA – Mapeamento da Economia Agrícola de MS. A iniciativa leva painéis para regiões consideradas polos produtivos e áreas de expansão desses segmentos, como é o caso da nova fronteira agrícola, mais precisamente a costa leste do estado, que não é tradicional neste ramo. O município de Iguatemi, região Sul, abriu o cronograma na terça-feira, 30 de agosto.

O projeto, que conta com o apoio institucional do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e tem como entidade responsável a Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, utilizará modelos já aplicados pela Conab - Companhia Nacional de Abastecimento, pelo CEPEA - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada e pela Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

De acordo com o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, o potencial produtivo e a localização do Estado contribuem para o sucesso do projeto. “Somos reconhecidos pela posição estratégica, aliada aos solos férteis e ao aprimoramento constante, que resultam em números que despontam no cenário nacional e internacional, como a projeção para 2016 do VBP - Valor Bruto de Produção Agropecuária, de R$ 27 bilhões”, ressalta.

O trabalho será feito em regiões de maior relevância no cultivo de grãos, bem como em áreas de expansão das culturas estudadas, com periodicidade anual, por intermédio de entrevistas e painéis com participação dos agentes econômicos da produção no levantamento das informações e dos sistemas produtivos mais representativos que refletem a realidade da região e do estado.

De acordo com a gestora da unidade de economia do Sistema Famasul, Adriana Mascarenhas, a ideia é garantir condições para que o Estado tenha disponíveis informações econômicas e componentes técnicos para o produtor rural. “Com as estimativas atualizadas, o produtor tem a possibilidade de conhecer o custo de produção na sua região. A proposta é levar o painel para 14 municípios”, explica.

Realizado in loco, o trabalho identifica gargalos e avanços tecnológicos e traz eficiência na produção de alimentos e aumento da competitividade com a preocupação sustentável. Além dos produtores que contribuíram com características específicas, o conteúdo também beneficiará empresas do ramo rural, como instituições financeiras, seguradoras, corretoras, fábricas, órgãos estaduais e municipais, comunidade científica, cooperativas entre outros.

Ainda nesta semana recebem o painel os municípios de Amambai e Ponta Porã. Na sequência é a vez de Maracaju, Sonora, Costa Rica, Bonito, Sidrolândia, Naviraí, Dourados, Três Lagoas Nova Andradina, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste. O programa segue até abril de 2017.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.