Buscar

Mato Grosso do Sul Bate Recorde de Produção de Açúcar na Safra 2023/2024

MS celebra um marco histórico na produção de açúcar, consolidando-se como um dos principais protagonistas do setor sucroenergético no Brasil.

Cb image default
 

De acordo com dados fornecidos pela Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do estado), a quantidade de cana moída entre abril e novembro deste ano registrou um aumento significativo de 3,8% em relação ao ciclo anterior.

Em 30 de novembro, o setor atingiu a impressionante marca de 46,3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar processadas, um feito notável considerando que a safra 2023/2024 ainda está em andamento, com previsão de encerramento apenas em março do próximo ano, conforme informado pelo G1.

A qualidade da safra também é um destaque importante. Além da quantidade recorde de cana, a atual safra apresenta uma melhoria na qualidade em comparação com a anterior. A concentração de ATR (Açúcares Totais Recuperáveis), indicador crucial da qualidade do produto produzido, aumentou em média 3,32%, atingindo os 142,50 quilos por tonelada de cana.

O diretor-executivo da Biosul, Érico Paredes, atribui esse sucesso às condições climáticas favoráveis ao longo do ano. "É um ciclo de recuperação de produção e produtividade em Mato Grosso do Sul. A boa distribuição de chuvas nos canaviais permitiu que as usinas avançassem nos seus cronogramas de colheita, preservando a qualidade da matéria-prima e estendendo os trabalhos nas lavouras", explica Paredes.

Com uma maior quantidade de matéria-prima disponível, houve um incremento significativo na produção de açúcar, etanol e na cogeração de bioeletricidade. A produção de açúcar cresceu impressionantes 55% em comparação com o mesmo período da temporada passada, ultrapassando as 2 milhões de toneladas, marcando a maior produção da história do estado.

A produção de biocombustíveis também atingiu números expressivos, com 3,2 bilhões de litros de etanol, incluindo a produção a partir do milho. Desse total, 2,2 bilhões de litros são de etanol hidratado, destinado aos postos de combustível, e 1 bilhão de litros de etanol anidro, misturado à gasolina.

O avanço no processamento da cana-de-açúcar também se reflete na produção de energia elétrica. De abril a setembro, foram exportados 1,4 milhão de MWh (Megawatt-hora) para o Sistema Interligado Nacional (SIN), representando um aumento de 9,7% em relação ao mesmo período de 2022, segundo dados da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) compilados pela Biosul.

A recuperação notável do setor sucroenergético de Mato Grosso do Sul ocorre em um momento crucial, pois o estado vive a terceira fase de expansão no setor. Atualmente, é o quarto maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, contando com 18 indústrias sucroenergéticas em operação e quatro projetos em andamento.

No último ano, o setor também experimentou um aumento na produção de etanol de milho, adicionando uma nova dimensão à sua contribuição para a matriz energética. Essa atividade, caracterizada por alto investimento e alinhada aos princípios de sustentabilidade, não apenas impulsiona a economia local, mas também fortalece a posição do estado como produtor de energia limpa e renovável.

A Biosul destaca que os avanços na produção sucroenergética e os novos investimentos impulsionam a geração de empregos, o desenvolvimento regional e a participação positiva na balança comercial do estado. Mato Grosso do Sul, assim, reafirma sua relevância no cenário nacional como um player fundamental na produção de bioenergia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.