Buscar

Mercado de Café: Oscilações Fortes Limitam Liquidez, aponta Cepea

Preços do café seguem voláteis devido a especulações sobre safra brasileira de 2024/25

Cb image default
Divulgação

Preços do café seguem voláteis devido a especulações sobre safra brasileira de 2024/25, variações cambiais e condições climáticas, enquanto ritmo de negócios permanece lento e agentes adotam postura cautelosa.

Os preços do café continuam a registrar oscilações significativas nos mercados interno e externo, de acordo com análise realizada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Esse cenário de volatilidade é atribuído às especulações em torno do volume esperado para a safra brasileira de 2024/25, bem como às variações cambiais e ao comportamento do clima.

Segundo pesquisadores do Cepea, a incerteza em relação à produção futura tem mantido o ritmo de negócios lento no mercado spot nacional, com agentes, especialmente os produtores, adotando uma postura mais retraída. Além disso, relatórios do Cepea indicam que bons volumes de café da temporada 2023/24 também estão armazenados, com os vendedores preferindo comercializar os lotes apenas em caso de necessidade imediata de capital para cumprir compromissos de curto prazo.

Ao mesmo tempo, os especialistas do Cepea destacam que o mercado pode ganhar mais dinamismo nos próximos meses, à medida que a colheita da safra 2024/25 se inicia. As expectativas para esta safra são favoráveis, com previsões de um aumento na produção em comparação com a safra anterior. No entanto, ressaltam que um clima propício para o início das atividades agrícolas é crucial para garantir que a temporada seja verdadeiramente positiva.

Diante desse contexto de incerteza e cautela, os participantes do mercado permanecem atentos às informações sobre a safra, às flutuações cambiais e às condições climáticas, buscando avaliar os possíveis impactos nos preços e na liquidez nos próximos períodos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.