Buscar

MS já colheu 3,2% da área cultivada com soja na safra 2016/2017

Produtores cultivaram 2,52 milhões de hectares na temporada. Expectativa é de colheita de 7,787 milhões de toneladas, no ciclo.

Cb image default
Anderson Viegas/G1 MS

A colheita da safra 2016/2017 de soja foi aberta oficialmente em Mato Grosso do Sul no dia 26 de janeiro, em Ponta Porã. Porém, quase uma semana antes, já havia começado em pelo menos 9 municípios do estado. Com pouco mais de dez dias de trabalho, a Associação dos Produtores da oleaginosa (Aprosoja/MS), calcula que pelo menos 3,2% da área cultivada já tenha sido colhida.

Nesta temporada, a área plantada com o grão aumentou 2,4%, passando de 2,46 milhões de hectares para 2,52 milhões de hectares. Com a perspectiva da manutenção da mesma produtividade registrada no ciclo passado, 51,5 sacas por hectare, a produção deve crescer, conforme estimativa da entidade, no mesmo patamar do incremento de área, 2,4%, subindo de 7,601 milhões de toneladas para 7,787 milhões de toneladas.

Conforme a Aprosoja/MS, no sul do estado, 20 das 22 cidades que são acompanhadas pelo Sistema de Informação Geografia do Agronegócio (Siga), no monitoramento da produção agrícola, inciaram a colheita. Somente Jardim e Bonito não haviam iniciado os trabalhos até o dia 1º de fevereiro. Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Laguna Carapã são as mais avançadas da região, com 6% da área concluída.

Na região central, das 7 monitoradas, 4 começaram a colher: Campo Grande, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Sidrolândia, estando de fora, até o momento, Bandeirantes, Jaraguari e Terenos. A cidade mais avançada é capital, com 3% da produção colhida.

Na norte, por sua vez, das 10 cidades dessa área, cinco começaram a tirar a soja dos campos: Alcinópolis, Chapadão do Sul, Costa Rica, São Gabriel do Oeste e Sonora. Ainda não começaram a colheita Camapuã, Coxim, Paraíso das Águas, Pedro Gomes e Rio Verde. As cidades mais avançadas são Chapadão do Sul e Costa Rica, com 5% da área colhida.

A região sul do estado está com porcentagem média de área colhida mais avançada, em torno de 3,9%, enquanto a região norte está com 2,3% de área colhida e, a região central, com 1,7% da colheita finalizada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.