Buscar

Produção de soja cresce 9,21% no Estado

Estado é o 5º no ranking nacional de produção e o 6º lugar em exportação do grão

Cb image default

Aprosoja/Divulgação

A produção agrícola estadual de soja teve crescimento de 9,21% neste ano, na comparação com 2015. Entre os principais produtos exportados pelo agronegócio sul-mato-grossense está o complexo soja, que ficou na dianteira das comercializações externas após ser responsável por 34,54% das vendas internacionais. 

Os números foram apresentados em coletiva de imprensa promovida pelo Sistema Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), na sede da entidade. Para o presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), Christiano Bortolotto, os números apontam para a força do agronegócio estadual. “Temos uma agricultura pujante que, diante de desafios e instabilidades climáticas, se destaca e cresce a cada ano”, afirmou. 

Ranking de produção - Devido aos números positivos, Mato Grosso do Sul ocupa a 5ª posição no ranking nacional de produção de soja em grão e o 6º lugar em exportação, o que conferiu ao estado participação de 7,6% na produção brasileira de soja neste ano. Em relação ao milho, em 2016 o estado passou a ocupar posições de ainda mais destaque, ficando em 4º lugar na produção do grão e em 3º lugar nas exportações brasileiras. 

Com isso, a participação de Mato Grosso do Sul na produção nacional foi de 9,4% em 2016. Já o VBP (Valor Bruto de Produção) da agropecuária em Mato Grosso do Sul deve atingir R$ 26,1 bilhões em 2017, segundo previsão da Famasul. 

O resultado projetado é cerca de 1% maior que o patamar de 2016, quando a renda do setor atingiu R$ 25,9 bilhões. “Os números revelam o desempenho do setor, mostrando que a agropecuária conseguiu bons resultados apesar da atual conjuntura econômica do País. 

Com a colaboração do produtor rural que adota tecnologias e aplica em sua produção o trabalho da comunidade científica, conseguimos atravessar o ano de 2016”, afirmou o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito. 

Além de Christiano Bortolotto e Mauricio Saito, participaram também da coletiva o superintendente regional do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a gestora do departamento de Economia da Famasul, Adriana Mascarenhas. Todos apresentaram balanço do agro em 2016. 

(Com informações da assessoria da Aprosoja)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.