Buscar

Brasil sofre pressão para reduzir violência contra indígenas

Relatores da ONU vêm alertado, há algum tempo, que o estado brasileiro "fracassou" em proteger os direitos dos povos indígenas

Cb image default
Protesto de indígenas: equipes da ONU no Brasil relataram que a Funai "tem sofrido um agressivo corte de orçamento e que hoje está em seu nível mais baixo nos últimos dez anos" (Ueslei Marcelino/Reuters)

Genebra – Governos de todo o mundo cobram do Brasil uma resposta aos crimes contra povos indígenas, a garantia de recursos para a Funai e um processo acelerado das demarcações de terras.

As críticas ocorreram durante sabatina realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira sobre as políticas de direitos humanos do País.

Antes mesmo da reunião, relatores da ONU já tinham alertado que o estado brasileiro “fracassou” em proteger os direitos dos povos indígenas.

“É motivo de preocupação o fracasso do estado em proteger as terras indígenas de atividades ilegais, especialmente em mineração e madeireiros”, indicaram relatores das Nações Unidas, citados no informe distribuído para todos os governos.

Mas as críticas foram mantidas durante o encontro desta sexta-feira, com cobranças concretas para que a violência seja superada, inclusive para garantir a vida de defensores de direitos humanos.

Um dos governos a levantar o assunto foi a Holanda, que se disse “preocupada”. O governo da Noruega também exigiu uma resposta para impedir que os ataques continuem.

Enquanto o Paraguai e Serra Leoa se somaram aos apelos, o Peru também usou o encontro na ONU para pedir que os esforços de demarcação de terras sejam concluídos. Inclusive governos como o da Moldávia pediram o “desenvolvimento de uma estratégia” para lidar com os povos indígenas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.