Buscar

Chuvas superam média histórica em novembro no estado

17 municípios registraram acumulado de chuva superior ao esperado para o mês

Chuvas de novembro causaram estragos na região sul (Foto: Divulgação)

Em Mato Grosso do Sul, 17 municípios registraram acumulado de chuvas superior a média histórica no mês de novembro. A região sul foi a mais afetadas pelas chuvas e nove cidades decretaram situação de emergência por conta dos estragos causados.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos (Cemtec), Sete Quedas foi o município onde mais choveu no mês, com 481,8 milímetros, 160% a mais do que a média histórica, que era de 185,4 mm.

Também registraram chuvas acima da média as cidades de Amambai, com 419,2 mm, 124% a mais do que a média de 186,8 mm; Itaquiraí, com 412,6 mm, 160% acima da média de 158,4 mm e Três Lagoas, onde choveu 309 mm, o que represente 111% a mais da média de 146,7 mm.

Os outros municípios onde as chuvas superaram o esperado foram Bela Vista, Dourados, Ivinhema, Juti, Ponta Porã, Porto Murtinho. Aquidauana, Chapadão do Sul, Cassilândia, Paranaíba, Jardim, Rio Brilhante e Vicentina.

Em Campo Grande, as chuvas não superaram a média histórica, que era de 206,5 mm. O acumulado de chuva no mês atingiu 73% dessa média, com 150 mm registrados em novembro.

Em dezembro, a expectativa é de mais chuvas. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta semana, o sol deve aparecer entre nuvens e devem ocorrer pancadas de chuvas com trovoadas, com chances de temporais isolados em todo o estado principalmente na região sul. Esta previsão deve continuar até o domingo (6).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.