Buscar

Colheita de milho safrinha chega a 7% da área plantada em MS

Região sul está mais avançada

(Foto: Divulgação/AprosojaMS)

Em Mato Grosso do Sul, 7,1% da área de milho 2ª safra já foi colhida, segundo o Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), ferramenta desenvolvida pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul).

A região sul está com a colheita mais avançada, com porcentagem média de área colhida de 8%. Amambai, Dourados, Douradina, Laguna Carapã, Naviraí e São Gabriel do Oeste já tem cerca de 10% de área colhida.

Já a região norte de MS está com apenas 5,6% da área colhida e, a região centro, com 5,5%. A colheita ainda não começou nas cidades de Camapuã, Coxim, Jaraguari, Terenos e Paraíso das Águas.

Perdas

Ageada e excesso de chuvas prejudicou o desenvolvimento do grão para 33% dos produtores da região de fronteira. Na região sul estima-se que 10% da área das propriedades sofreram perdas devido às geadas.

No sudoeste do Estado, 62% dos produtores entrevistados pelos técnicos da Aprosoja-MS alegaram problemas na produção devido ao excesso de chuvas em algum momento do desenvolvimento do grão.

A falta de chuvas foi o problema na região centro-norte, segundo 95% dos produtores entrevistados. A estiagem acarretou problemas para 80% dos produtores entrevistados na região norte, onde 15% das propriedades visitadas estimam perdas reais.

As condições climáticas desfavoráveis, desde a safra da soja 2015/2016, que persistiram no desenvolvimento do milho, prevalecem como fatores determinantes para a queda constante das estimativas. A estimativa de área plantada de milho permanece em 1,740 milhão de hectares. A produção prevista é de 6,2 milhões de toneladas e, a produtividade, em 59,9 sc/há (sacas por hectare).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.