Buscar

Copa 2014: Ministério da Saúde vai combater dengue em Campinas, cidade onde estagiará a seleção portuguesa

O Ministério da Saúde enviará técnicos a Campinas - cidade no estado de São Paulo onde estagiará a seleção portuguesa durante a Copa do mundo de futebol - para auxiliar no combate à epidemia de dengue

O governo federal enviará técnicos a Campinas - cidade no estado de São Paulo onde estagiará a seleção portuguesa durante a Copa do mundo de futebol - para auxiliar no combate à epidemia de dengue, anunciou, quarta-feira (16), o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

Desde o início do ano, a prefeitura de Campinas registrou 5 mil casos da doença, além de 2 mil suspeitas.

O surto de dengue em Campinas foi objeto de notícias publicadas na imprensa portuguesa nos últimos dias.

A equipe do Sistema Único de Saúde (SUS) vai ajudar na capacitação dos profissionais que lidam com o controle da doença na cidade. O atendimento básico de saúde da cidade supre bem as necessidades. Os técnicos não vão para fazer o básico, como controle de vetores, declarou.

Para Jarbas Barbosa, o aumento de notificações de dengue registrado em cidades como Campinas se deve ao período, que, tradicionalmente, apresenta maior número de transmissões. A próxima semana é o pico, todo ano é assim. Abril registra sempre mais casos que todos os meses do ano. É o ciclo da dengue, explicou ele.

O cuidado maior, destacou, precisa ocorrer nos municípios que não têm registrado transmissões nos últimos anos e que agora enfrentam o problema, principalmente por causa do novo sorotipo [tipos de vírus da dengue] que circulou do ano passado. Tem que agir no sentido de combater o vetor disse Jarbas.

Em Campinas, explica ele, a prefeitura vai seguir a metodologia de prevenção do ministério, um instrumento que indica onde está o epicentro do criadouro do mosquito na cidade. O prefeito tem que mobilizar, tem que haver um plano de contingência para evitar um surto, disse. Agência Brasil

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.