Buscar

Em Campo Grande, 46% das crianças são imunizadas contra poliomielite

Meta é imunizar cerca de 51 mil; campanha termina na segunda-feira (31).País não registra casos da doença desde 1990.

A campanha de vacinação contra a poliomielite se encerra na próxima segunda-feira (31), mas apenas 46% das crianças de 6 meses a 5 anos incompletos foram imunizadas contra a doença em Campo Grande, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau). A meta é vacinar cerca de 51 mil.

Durante o fim de semana, as doses serão oferecidas nos setes Centros Regionais de Saúde (CRS), das 7h às 17h (de MS). No site da prefeitura, é possível consultar o endereço das unidades (acesse aqui para ver a lista).

Já na segunda-feira (31), a vacina estará disponível em todas as 62 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), das 7h às 11h e das 13h às 17h (acesse aqui para ver a lista de UBS e aqui para a lista de UBSFs).

Poliomielite

O Brasil está livre da poliomielite desde 1990 e, em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. Entretanto, nove países registraram casos em 2014 e 2015.

Em três países - Nigéria, Paquistão e Afeganistão - a poliomielite é endêmica. Os casos registrados na Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria, Etiópia foram decorrentes de importação do poliovírus selvagem. Por isso, a vacinação é fundamental para que casos de paralisia infantil não voltem a ser registrados no Brasil.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

O Brasil é referência mundial em vacinação e o Sistema Único de Saúde (SUS) garante à população brasileira acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Atualmente, são disponibilizadas pela rede pública de saúde de todo o país 17 vacinas no Calendário Nacional de Vacinação, para combater mais de 20 doenças, em diversas faixas etárias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.