Buscar

Helicóptero que papai noel roubou foi emprestado por caridade, diz dono

Perdi por fazer uma caridade ao bom velhinho, diz empresário de SP.Quadrilha criou falso evento e piloto foi deixado em chácara de Mairinque.

Helicóptero de empresário foi roubado por papai noel (Foto: Reprodução/TV TEM)
Homem que se vestiu de Papai Noel pra roubar helicóptero é procurado (Foto: GloboNews)

Perdi o helicóptero por fazer uma caridade ao bom velhinho. O desabafo, feito em tom bem humorado, é do empresário de São Paulo (SP) que teve a aeronave roubada por um homem vestido de Papai Noel na sexta-feira (27). Ao pousar em um sítio em Mairinque (SP) o piloto foi rendido pelo papai noel e por mais dois homens. Os criminosos fugiram com o helicóptero, que ainda não foi localizado.

Em entrevista ao G1 nesta terça-feira (1º), o empresário do ramo de engenharia, que prefere ter a identidade preservada por conta das investigações da polícia, afirma que não desconfiou de nada quando o piloto ligou perguntando se o helicóptero, que é de uso particular, poderia ser emprestado para o evento de uma igreja.

Tinha usado o helicóptero pela última vez no domingo (22), o resto de semana ele passou no Campo de Marte. Aí o piloto me falou que um rapaz tinha ligado afirmando ser de uma igreja e pedindo a aeronave emprestada para fazer um evento de caridade de uma igreja no fim de semana. Como o rapaz tinha se comprometido a pagar pelo combustível gasto no voo e era um evento beneficente, não vi problema em emprestar o helicóptero. Era meia hora de voo que eu não gastaria nada, mas errei, lamenta.

Segundo o delegado seccional Marcelo Carriel, responsável pela investigação, no contrato de locação consta que o uso seria em um evento beneficente.

O empresário diz que ninguém desconfiou quando o homem, que queria o helicóptero emprestado, apareceu no Campo de Marte vestido de Papai Noel. É normal esse tipo de fantasia para festas de fim de ano, por isso não suspeitamos de nada. O piloto me disse que só percebeu o que tinha acontecido quando pousou na chácara e não viu nenhuma criança, conta.

Segundo a polícia, o piloto foi rendido pelo homem vestido de Papai Noel assim que pousou na chácara. Outros dois criminosos aguardavam no local. O piloto foi amarrado e deixado dentro de um banheiro, de onde só saiu horas depois, mas os ladrões já tinham fugido com a aeronave. Os criminosos ainda desligaram o transponder, que é o aparelho que indica onde a aeronave está, para que ela não fosse localizada..

O empresário calcula um prejuízo de aproximadamente R$ 800 mil com a perda da aeronave, que não tinha seguro.

Segundo Carriel, a polícia trabalha com várias hipóteses para o uso da aeronave, como resgate de presos, transporte de drogas ou até mesmo para ser vendido fora do país. Como o transponder foi desligado, a detecção por meio de radares é mais difícil.

ImagensImagens de câmeras de segurança divulgadas na segunda-feira (30) mostram o momento em que o homem vestido de Papai Noel aguarda a liberação da aeronave.

Era quase meio-dia quando o passageiro que contratou o voo chegou ao hangar no Campo de Marte com a roupa vermelha e o saco de presentes. Ele já estava vestido para a festa de Natal e foi levado para a sala VIP.

Enquanto o helicóptero era abastecido, o ladrão disfarçado parecia impaciente. Ele se sentou no sofá, falou ao celular e teve que atender fãs. Funcionárias pediram para tirar fotos com ele. As câmeras não gravaram o embarque. Mas, no alto do vídeo, dá para ver o helicóptero branco, modelo Robinson R-44 decolando do Campo de Marte.

O papai noel chegou pela lateral do hangar. Ele sabia que, se tivesse entrado pela porta principal, seria gravado de frente pelas câmeras. Funcionários dizem que ele não contava que teria que andar pelo prédio, passar por outras câmeras e esperar meia hora até o momento de entrar no helicóptero.

A polícia analisa as imagens para tentar identificar o criminoso.

Papai noel espera helicóptero em hangar do Campo de Marte (Foto: Reprodução/TV Globo)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.