Buscar

Imasul prepara diagnóstico sobre degradação na bacia do Alto Taquari

Projeto está sendo desenvolvido com agência federal e governo de Mato Grosso

Curso do rio Taquari, em Mato Grosso do Sul (Foto: Whats app / Correio do Estado)

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) desenvolve com a Agência Nacional de Águas (ANA) e o governo de Mato Grosso um projeto para monitorar e desenvolver ações para os próximos 30 anos na bacia do Alto Taquari.

Atualmente o trabalho está na fase de diagnóstico e por isso depende de diversos levantamentos para identificar a situação dos rios que formam a bacia, incluindo o Taquari. Em imagem feita na quarta-feira (10), é possível notar alguns bancos de areia formados no curso dágua, sinais do assoreamento.

Os efeitos da ação do homem na bacia, como erosões e assoreamentos, são analisados há mais de 20 anos por estudiosos de universidades de Mato Grosso do Sul e de outros estados. A Embrapa Pantanal também tem feito dezenas de estudos sobre a situação.

A causa do assoreamento do rio Taquari no Pantanal foi a intensificação dos processos erosivos na sua alta bacia, decorrentes da expansão desordenada da agropecuária, a partir de meados da década de 70, indicou uma das análises da Embrapa Pantanal intitulada Erosões na Bacia do Alto Taquari.

O gerente de recursos hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio Costa, afirmou que o projeto em início de execução vai ser fundamental para a preservação. Vamos ter uma visão de como a bacia estará daqui 10, 20 anos na atual situação e quais ações precisam ser feitas nos próximos 30 anos para mudar isso, explicou.

ANÁLISES

De acordo com doutora em desenvolvimento sustentável e representante da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) na regional de Mato Grosso do Sul, Synara Broch, há muitos estudos apontando para diferentes condições do rio Taquari. A questão do Taquari vem sendo tratada há pelo menos 20 anos, disse.

Ela ressaltou que algumas análises sugerem que degradações que aconteceriam no curso do rio daqui a 150 anos está sendo observado atualmente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.