Buscar

Índios pedem que gado seja retirado de fazendas à luz do dia

Indígenas temem serem acusados de possível sumiço de animais

A subsecretaria de assuntos indígenas, Silvana Terena, disse na manhã desta quarta-feira (2), durante reunião na Governadoria, que os indígenas que ocuparam propriedades rurais em Antônio João, distante 402 quilômetros de Campo Grande, pedem que gado seja retirado das fazendas à luz do dia.

Silvana destaca que o interesse dos indígenas é apenas em relação à retomada de terras e explica que o pedido dos indígenas foi feito a fim de evitar que eles sejam posteriormente acusados de sumirem com os animais.

Eles não querem nada que não seja deles. Além disso, pedem que os gados sejam retirados na calada da noite. Pediram para que isso seja feito durante o dia e com a presença de representantes da Funai [Fundação Nacional do Índio] para que ninguém diga que sumiram com algum animal”, explica.

Sobre a possível abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Assembleia Legislativa, para investigar denúncias a respeito do Cimi (Conselho Missionário Indigenista), a subsecretária destaca que os indígenas pedem que os deputados ouçam apenas os caciques.

Em um documento apresentado nesta manhã, os nomes dos indígenas Lindomar Terena, Luiz Henrique Eloy, Alberto França, Otoniel Guarani, Nito Nelson, Arildo Alcântara, Eder Terena, foram citados. No documento eles são acusados de incitar a divisão entre os povos indígenas no Estado.

Eles querem que os caciques sejam chamados pelos deputados estaduais para que pessoas que se apresentam como lideranças indígenas não respondam pelas comunidades”, explica.

Nesta manhã, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB) participa de uma reunião com o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, dom Dimas Lara Barbosa e deputados estaduais. O objetivo é discutir o conflito entre índios e produtores rurais no Estado. Nesta tarde, às 13 horas, representantes indígenas também participaram de uma reunião com o ministro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.