Buscar

MS ainda não tem posicionamento de ministro sobre corte do Brasil Alfabetizado

13 mil pessoas foram atendidas no Estado em 2015

Com o índice de 7% de analfabetismo, Mato Grosso do Sul ainda não sabe como vão ficar as atividades do programa do governo Federal Brasil Alfabetizado. As ações eram desenvolvidas desde o Governo Lula, em 2003, e foram criticadas pelo atual ministro da educação Mendonça Filho. No momento, ninguém sabe se o programa vai continuar e reportagem da Folha de São Paulodenunciou a suspensão do programa em diversos estados. 

Em Mato Grosso do Sul, de acordo com a SED (Secretaria Estadual de Educação), 2015 foi finalizado com 13 mil estudantes atendidos pelo Brasil Alfabetizado e no momento, é aguardada uma posição do Governo Federal sobre a continuidade do Programa.

“A secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, participou de agendas com o ministro Mendonça Filho sobre as ações dos programas de Alfabetização de Jovens e Adultos, mas ainda não temos uma posição do Ministério da Educação. Em Mato Grosso do Sul, oferecemos a Educação de Jovens e Adultos - EJA e o Avanço do Jovem na Aprendizagem - AJA para suprir esta demanda”, informou a SED por meio de nota.

No Brasil são 13 milhões de analfabetos entre 15 e 29 anos. O número é de 8% da população. A reportagem da Folha de São Paulo apurou que embora o Ministério da Educação afirme que o programa está em execução, o sistema está travado o cadastro de novos alunos para prefeituras e estados para o próximo ciclo. As turmas de 2016 foram abertas em outubro de 2015. 

Por meio do Twitter, o ministro da educação afirmou que o programa está em execução com 191 entidades executoras; 17.445 turmas ativadas; 167.971 alfabetizandos; 17.088 alfabetizadores. Ele criticou os governos Lula e Dilma e afirmou “Estamos discutimos com educadores,gestores,sociedade civil e avaliando programas de alfabetização para um combate efetivo ao analfabetismo”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.