Buscar

Novo líder dos talibãs apela à unidade

O novo líder dos talibãs afegãos, o mulá Akhtar Mansur, apelou à unidade do movimento islamita, na sua primeira mensagem áudio.

Nesta mensagem, o líder talibã fala ainda das negociações de paz, que começaram no início de julho com o Governo afegão, mas não especificou as suas intenções em relação a este processo.

O inimigo diz que existe um processo de paz. Mas como vocês sabem, os nossos inimigos divulgam muita propaganda, disse, na mensagem de 30 minutos.

Mansur era o braço-direito do mulá Omar, mas a sua escolha não terá sido consensual, com muitos comandantes a preferirem que a escolha tivesse recaído sobre o filho do ex-líder, que terá sido morto há dois anos.

Nós devemos trabalhar para preservar a nossa unidade. As divisões internas só servirão os nossos inimigos, afirmou o novo líder, numa alusão à contestação.

O nosso objetivo é aplicar a sharia (lei islâmica) e a jiad (guerra santa) vai continuar até o conseguirmos, afirmou Mansur.

Uma segunda ronda de negociações entre os talibãs e o Governo de Cabul deveria ter-se realizado na sexta-feira para tentar acabar com o conflito sangrento que dura desde a queda dos talibãs, em 2001, mas o anúncio da morte do mulá Omar levou o Governo paquistanês a adiar as conversações sine die.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.