Buscar

Número de campo-grandenses endividados chega a 163 mil em julho

Cartões de crédito são a maior dívida das famílias. (Foto: Fernando Antunes)

Pesquisa divulgada hoje, mostra que 163 mil campo-grandenses estão endividados e 32 mil deles afirmam que não terão condições de arcar com a dívida. Apesar de alto, o índice diminuiu em julho, caindo para 54,7%, menor resultado desde janeiro deste ano.

O número retrata a quantia de pessoas que possuem contas parceladas como cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros.

Do total, 13% afirmam estarem muito endividados com esses parcelamentos. Os cartões de crédito dominam as contas a pagar, com 67,3%, os carnês representam 27,1% e financiamento de carros 25,3%.

“Os consumidores estão mais cautelosos na hora de assumir novos gastos. Esse indicador mostra uma retração no consumo. Mais do que nunca o empresário do comércio varejista precisa responder a isso com uma gestão firme, coerente com esse novo cenário”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo.

As que estão com dívidas em atraso correspondem a 51,6% das famílias. Sendo que, 38% afirmam que não vão conseguir pagar as contas e 37,1% dizem que vão pagá-las parcialmente, enquanto 16,1% vão quitá-las.

A PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) é desenvolvida pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.