Buscar

Prefiro jogá-los para fora da pista, diz Verstappen sobre dupla da Ferrari

Batida de Verstappen contra as duas Ferraris na largada em Spa Francorchamps (Foto: Reprodução/Red Bull)

Não dá para negar que Max Verstappen é um piloto de talento e personalidade. O precoce holandês estreou na F1 no ano passado com apenas 17 anos e roubou a cena não só pelo que faz nas pistas, como também pelas declarações fortes fora dela. A questão é que nem sempre ele chama a atenção de uma forma positiva. Foi o que aconteceu no GP da Bélgica deste domingo, vencido por Nico Rosberg, da Mercedes. Depois de se envolver em um incidente, sem culpa, com a dupla da Ferrari logo na largada, o prodígio da RBR teve a corrida prejudicada e não levou desaforo para casa. Ao reencontrar Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel durante a prova, fez jogo duro, e em determinados casos, até perigoso. No fim, após uma corrida tão atribulada, terminou em 11º, sem pontos, para frustração da torcida holandesa que compareceu em peso para apoiar o garoto prodígio. Após o GP, ele foi franco e não teve papas na língua para dizer o que pensava.

- Eles acabaram com a minha corrida na primeira curva. Depois disso, não há chances de eu deixar eles passarem. Prefiro jogá-los para fora da pista - bradou o jovem Max para a rede de TV holandesa Ziggo.

Max Verstappen admite que não teria sido agressivo se não tivesse sido tocado na largada:

- Eles precisam entender que destruíram minha corrida na curva 1. Claro que fui um pouco agressivo, mas eles acabaram com minha corrida. Então porque eu diria "Ok, podem passar"? Não vão tomar minha posição tão fácil assim. Se não tivesse acontecido tudo aquilo na curva 1, eu não teria sido tão agressivo e não teria forçado com Raikkonen daquela forma - disse também a jornalistas no paddock.

Confusão com dupla da Ferrari na largada

O incidente na largada foi provocado por Vettel. O alemão foi otimista demais ao contornar a estreita La Source em meio a tantos carros na largada, acabou fechando o companheiro Raikkonen e rodou. O finlandês teve que reduzir e acabou não dando espaço para Verstappen, que o tocou e quebrou a asa dianteira. Tanto Kimi quanto Max, tiveram que ir para os boxes fazer reparos.

- Eu fui a vítima na primeira curva. Vocês podem ver que eu estava por dentro. Eu não travei os pneus. Isso mostra que eu não mergulhei por dentro, estava apenas tentando fazer a curva. O Kimi começou a me espremer, mas não estávamos nos tocando. Aí o Sebastian decidiu fazer a curva em cima da gente. Ele virou para cima de Kimi, que me tocou. Não apenas minha asa foi danificada, mas todo o assoalho do carro, o que me prejudicou nas curvas de baixa. E aí comecei a ter um desgaste excessivo de pneu, algo que você não quer ter em Spa.

Verstappen x Raikkonen

Fazendo corridas de recuperação, os dois voltaram a se encontrar na 12ª volta. Na briga pela 14ª colocação, o Homem de Gelo tentou passar o holandês por fora na Les Combes, mas foi espalhado e saiu da pista. Uma volta depois, Kimi partiu para cima de Verstappen de novo na Les Combes e recebeu uma fechada de porta questionável do jovem da RBR, que mudou de linha mais de uma vez na disputa.

- Ele só está interessado em me jogar para fora da pista. “Isso é ridículo! - bradou Kimi, pelo rádio.

- Estou apenas defendendo minha posição. Se não gostou, problema é dele - disse Max, ao ser perguntado se foi muito agressivo.

Mesmo depois de disputas duríssimas, o holandês não sofreu qualquer tipo de sanção da direção de prova. As manobras polêmicas renderam muitas críticas a Verstappen.

Verstappen x Vettel

Na 26ª volta, foi a vez de Max encontrar Vettel. O tetracampeão deu um belo drible no holandês e passou o rival na saída do hairpin. Mas o encardido Verstappen deu o troco após a Eau Rouge e recuperou a 8ª posição. Duas voltas depois, o alemão deu novo bote e, enfim, conseguiu ganhar a colocação.

- Acho que eles deveriam é se envergonhar por causarem uma batida como aquela (na largada), com toda a experiência que possuem. Eles não precisam fazer um drama com o que aconteceu depois - reclamou Max Verstappen.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.