Buscar

Turquia começa a julgar naufrágio do barco em que morreu o menino Alan

Dois acusados de tráfico de migrantes podem pegar até 35 anos de prisão.Foto de corpo em praia rodou o mundo e abriu discussão sobre migração.

Policial paramilitar turco investiga o local onde apareceu o corpo de uma criança imigrante numa praia de Bodrum, na Turquia (Foto: AP)

Um tribunal da cidade turca de Bodrum começou a julgar nesta quinta-feira (11) dois traficantes acusados do naufrágio de um barco de migrantes sírios em que morreu o menino Alan Kurdi (inicialmente identificado pela imprensa mundial como Aylan), cuja foto de seu corpo na praia deu a volta ao mundo.

Os dois homens, também sírios, Muwafaka Alabash e Asem Alfrhad, são acusados de tráfico de migrantes e negligência deliberada pelo naufrágio ocorrido em setembro passado. Os dois podem pegar até 35 anos de prisão.

Segundo a agência Dogan, o pai de Alan também está sendo julgado pelo mesmo tribunal, mas não especificou as razões. Em 2 de setembro, um barco de refugiados sírios superlotado afundou diante do litoral da cidade turística de Bodrum quando tentava chegar à ilha grega de Kos. Doze migrantes morreram.

As imagens do corpo de Alan, 3 anos, com o rosto virado para a areia da praia deram a volta ao mundo e desataram uma onda de indignação que levou a União Europeia a abrir suas portas pasra migrantes da Síria e do Iraque, países em guerra.

Abdullah Kurdi ao lado dos caixões estão enterrados os filhos, Alan e Galib, e a mulher, Rihan (Foto: Gabriel Chaim/G1)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.