Buscar

Corumbá está entre as 29 cidades gêmeas do Brasil que receberão apoio federal

O município passa agora a contar com benefícios, investimentos e ganhos financeiros da União

(Foto: Kleverton Velasques)

Corumbá foi incluída pelo Governo Federal, por meio da portaria nº 125 deste ano, na lista das 29 cidades gêmeas do Brasil, o que significa dizer que passa a contar com benefícios, investimentos e ganhos financeiros diferenciados por estar entre os municípios brasileiros cortados pela linha de fronteira (seca e fluvial) e com grande potencial de integração econômica e cultural com outras cidades do país vizinho, além dos problemas característicos da fronteira, que adquirem maior densidade e efeitos diretos sobre o desenvolvimento regional e o município. As cidades gêmeas se caracterizam pela integração urbana com os países vizinhos. No caso de Corumbá, com as cidades fronteiriças da Bolívia.

O prefeito Paulo Duarte (PT) classificou a inclusão de Corumbá como uma grande conquista para o município. “Para nós é muito importante que o governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, oferte esse tratamento diferenciado às cidades tidas como gêmeas. Em Corumbá há mais de 700 alunos bolivianos, que atravessam a fronteira diariamente para estudar na nossa rede municipal de ensino. Sem falar do atendimento na rede de saúde, que também absorve uma grande demanda estrangeira, do turismo, do comércio etc. Tecnicamente e politicamente estamos preparados para atender a portaria”, destacou.

Entre as outras cidades classificadas como gêmeas pelo Governo Federal estão os municípios de Dourados e Ponta Porã com Pedro Juan Caballero (Paraguai), Corumbá e Puerto Suarez (Bolívia), Jaguarão e Rio Branco (Uruguai), Rivera e Santana do Livramento. O turismo de compras também deve ser bastante ativado, atraindo os visitantes de outros países vizinhos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.