Buscar

Liberado 1,5 milhões de recursos para infraestrutura de Assentamento Nazaré em Sidrolândia

O recurso será liberado para a implantação da rede de água para as mais de 170 famílias assentadas.

Na tarde desta sexta-feira (2), o Movimento dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul (MST/MS), se reuniu com representantes Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), com o prefeito de Sidrolândia, Ari Basso, o secretário de Planejamento, Geraldo Alves dos Santos e outros representantes da administração municipal, no intuito de firmar uma parceria para implantação da rede de água no assentamento Nazaré, que fica localizado próximo a BR 163, dentro da área distrital do município, no valor de R$ 1,5 milhões.

A agenda e a liberação dos recursos aconteceu após a ida do MST de MS a Brasília, no dia 16 de outubro. Na ocasião os dirigentes se reuniram com o vice-presidente do Incra Nacional, Leonardo Góes Silva e colocaram a urgência na melhoria da infraestrutura dos assentamentos do Movimento no estado e o assentamento imediato das famílias que estão acampadas na região.

De acordo com Jonas Carlos da Conceição (Beto do MST), dirigente nacional do Movimento, que esteve à frente, em Brasília, nas articulações para a liberação dos recursos, a consolidação da conquista é uma vitória para as famílias assentadas e fruto de muito esforço do MST. Algumas coisas são fundamentais para sobrevivência, dentre elas a água, portanto a liberação do recurso é fundamental para garantir a qualidade de vida das nossas famílias, ressaltando também que essa conquista é fundamental para garantir a produção, que é o sonho dos nossos assentados, disse.

Beto do MST colocou ainda, sobre as famílias acampadas, que o Incra se propôs a dar celeridade no processo de aquisição de áreas para criação de assentamentos. Em Brasília reforçamos a necessidade emergencial da compra de uma área para assentar as mais de 300 famílias acampadas em Sidrolândia e o Governo Federal, através do Incra, se comprometeu a acelerar a compra de áreas, como a JotaPar, que é uma de nossas prioridade para tirar as nossas famílias da lona, ressalta

Além disso, o movimento também debateu a destinação de R$ 2 milhões para a recuperação de estradas no assentamento Itamarati, que fica localizado no município de Ponta Porã. Os recursos já foram empenhados e devem ser aplicados até o final do ano. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.