Buscar

MPE investiga possibilidade de morte de gado por uso de agrotóxico ilegal

Assentado diz que veneno utilizado para combater doenças nas lavouras de soja é o responsável pela morte dos bovinos

(Foto: Reprodução)

O Ministério Público Estadual abriu, nesta semana, procedimento para apurar a possibilidade de uso ilegal de agrotóxicos na lavoura de soja estar provocando a morte de bovinos em Mato Grosso do Sul. A denúncia vem do assentamento Vacaria, na região de Sidrolândia.

Desde o ano passado (2015) que o produtor rural Antonio Estancalim Castilho, segundo o site Visão Popular, proprietário do lote 16, no assentamento Vacaria, vem fazendo um comparativo entre a aplicação de agrotóxicos, em lavouras vizinhas, e o aborto e morte de bezerros em sua propriedade. No ano passado foi um aborto e nesse já são dois abortos, em estado adiantado de gestação e a morte de um bezerro de aproximadamente 3 meses. Bezerro esse que no sábado, segundo relatou o produtor, estava em perfeitas condições e na segunda já foi encontrado morto.

O assentado aponta o inseticida aplicado, nas lavouras próximas a sua propriedade, como a possível causa das mortes, pois, segundo ele, elas ocorreram na mesma época em que foi feita aplicação dos agrotóxicos, com a finalidade de controlar insetos na lavoura de soja.

Com a morte de mais um animal, Antonio procurou os órgãos competentes, o Iagro e a Secretaria de Desenvolvimento Rural, sendo orientado, por ambos, a fotografar a área atingida, para que sejam tomadas as providências cabíveis, bem como a fazer um BO, junto a Polícia Civil. Diante da situação, a 2ª Promotoria de Justiça de Sidrolândia, instaurou Inquérito Civil para apurar o fato.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.