Buscar

MS tem 7 municípios entre os maiores produtores do País

Valor das riquezas agropecuárias apenas nas localidades somou R$ 4,5 bilhões.

(Foto: Valdenir Rezende / Correio do Estado)

Com valor de produção total correspondente a R$ 4,52 bilhões, sete municípios de Mato Grosso do Sul destacaram-se entre os 50 maiores municípios produtores do País na Pesquisa Agrícola Municipal divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Tendo a soja como principal produto, apareceram no levantamento Maracaju, com participação correspondente a 0,4% da produção nacional; Ponta Porã, com 0,3%; e Costa Rica, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia, com 0,2% cada um. Já Rio Brilhante entrou na pesquisa por causa da produção de cana-de-açúcar, que correspondeu a 0,3% do montante nacional em 2013. A lista inclui ainda a cidade de Dourados. Ainda de acordo com o IBGE, Mato Grosso do Sul está entre os oito Estados que concentraram 82,4% da produção do Brasil e em 2013 manteve o mesmo índice de participação do ano anterior, de 4,2% de tudo o que foi produzido no País.

No País, a safra de grãos, cereais, leguminosas e oleaginosas colhida em 2013 foi considerada recorde, totalizando 188,1 milhões de toneladas, 16,1% acima da de 2012. As produções de soja (81,7 milhões de toneladas) e de milho (80,3 milhões de toneladas) foram as maiores em toda a série histórica, iniciada em 1970. De acordo com o IBGE, esses produtos estavam com preços favoráveis na época de plantio da safra de verão (soja) e segunda safra (milho 2ª), influenciando os produtores a ampliar os investimentos nas lavouras.

As condições climáticas também favoreceram o desenvolvimento dessas lavouras nas principais regiões produtoras, principalmente no Centro-Oeste, onde o Mato Grosso, que obteve um aumento significativo da 2ª safra de milho em relação a 2012, teve um prolongamento do período chuvoso de verão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.