Buscar

Polícia resgata ciclista em aldeia após denúncia de sequestro em MS

Vítima disse que foi mantida em cárcere privado por índios, em Dourados.No mesmo dia, indígena foi baleado em estrada na divisa com fazenda.

Um ciclista de 46 anos foi resgatado pela polícia dentro da aldeia Jaguapiru em Dourados, a 214 km de Campo Grande, após denúncia de que teria sido sequestrado por indígenas e mantido em cárcere privado. A negociação entre índios e policiais durou cerca de 45 minutos.

O caso aconteceu na noite dessa quinta-feira (17), segundo a polícia, logo depois de um indígena ser atingido por um tiro em uma estrada vicinal dentro da aldeia, na divisa com uma fazenda que tem áreas reivindicadas pelos indígenas.

O G1 entrou em contato com a Fundação Nacional do Índio (Funai), mas não teve resposta até a publicação desta reportagem.

Consta no registro policial que a vítima fazia trilha de bicicleta nas estradas vicinais da aldeia quando foi cercada pelos indígenas, que o proibiram de continuar o trajeto e exigiram que o homem se deitasse no chão.

O homem também relatou ter sido obrigado a fazer um vídeo sobre a situação no local e ouviu dos indígenas que só seria liberado caso a Polícia Federal (PF) fosse até a aldeia e disse que desconhecia o fato do indígena ter sido baleado e que não sabia do clima tenso na região.

TiroOs indígenas disseram à polícia que encontraram a vítima de bicicleta logo depois que de um índio ser atingido por um tiro em uma estrada vicinal entre a aldeia e uma fazenda vizinha. A propriedade rural tem áreas ocupadas pelo grupo que reivindica a terra.

O índio de 38 anos foi atingido por um tiro nas costas, no fim da tarde, quando caminhava com outro indígena. A testemunha disse que os dois ouviram barulho de estampido antes dele ser baleado. O ferido foi socorrido para o Hospital da Vida.

O delegado de Polícia Civil Sandro Marcio Pereira foi até a aldeia tentar libertar a vítima, mas disse ter sido cercado por um grupo de 60 indígenas, por isso, deixou a área e buscou apoio da Força Tática da Polícia Militar e fez contato com a PF. Os policiais foram recebidos por indígenas armados com foices, facas e rojões, que estavam escondidos no matagal, às margens da estrada entre a aldeia e a fazenda.

Ameaça de invasãoAs negociações duraram cerca de 45 minutos e terminaram depois que os indígenas libertaram a vítima sem nenhuma lesão. Ainda conforme o boletim de ocorrência, não foi possível identificar os responsáveis pelo sequestro e cárcere privado, por conta da grande quantidade de indígenas e clima tenso no local.

Consta também no registro que os indígenas ameaçavam invadir a sede da fazenda vizinha para fazer justiça com as próprias mãos caso nenhuma providência fosse tomada em relação ao fato do indígena baleado. Segundo as lideranças indígenas, ele foi o segundo morador da aldeia ferido por tiro em uma semana.

O caso foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) de Dourados como sequestro, cárcere privado e ameaça contra o ciclista e tentativa de homicídio contra o indígena baleado.

Indígena feridoUm indígena ficou ferido, na manhã deste sábado (12), durante a ocupação de uma fazenda situada às margens da rodovia MS-156, em Dourados, a 220 km de Campo Grande, segundo a Polícia Militar. A vítima foi levada ao Hospital da Vida, em Dourados, e o quadro de saúde dele é estável.

De acordo com apurações preliminares da Polícia Federal, que foi acionada para investigar o caso, o indígena teve ferimentos leves que podem ter sido provocados por um rojão, possivelmente disparado por fazendeiros. De acordo com lideranças da aldeia Jaguapiru, índios das etnias guarani, kaiwá e terena tentaram ocupar uma fazenda entre os municípios de Dourados e Itaporã.

Um funcionário da propriedade rural registrou boletim de ocorrência e relatou à polícia que um grupo de indígenas ateou fogo a plantações. A vítima é um dos caciques tradicionais da reserva indígena de Dourados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.