Buscar

Projeto "Mulher Segura" da PM de Dourados é referência nacional

O trabalho desempenhado pela Polícia Militar visa quebrar do ciclo da violência através da filosofia de Polícia Comunitária, contemplando em suas ações a prevenção da violência de gênero contra as mulheres e meninas.

Cb image default
Cb PM Rodney.

O Projeto de proteção à vítima de violência "Mulher Segura" foi eleito entre as 10 melhores políticas públicas brasileiras de enfrentamento à violência contra a mulher. De acordo com o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Silva, o programa desenvolvido pela PM de Dourados vem obtendo resultados positivos no combate ao crime doméstico.

Com pouco mais de um ano de funcionamento, o projeto foi recentemente reconhecido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública como sendo uma das 10 melhores experiências de práticas inovadoras no enfrentamento à violência contra mulher do país. "Com isso, o Mulher Segura passa a figurar como exemplo de política pública de prevenção e erradicação da violência contra a mulher, conforme dispõe a Lei Maria da Penha", observa o tenente-coronel Carlos Silva.

O Mulher Segura passou, também, a integrar a Casoteca do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, figurando como referência de modelo de iniciativa para os demais órgãos de segurança pública do país.

O comandante do 3ºBPM explica que trata-se de uma iniciativa intersetorial especializada para aprofundar a proteção e promover a garantia do direito das mulheres, através do fortalecimento da Lei Maria da Penha e a redução da violência doméstica e de gênero através do atendimento diferenciado e humanizado realizado pela Polícia Militar de Dourados às mulheres com direitos violados.

Realizado em parceria com outros órgãos, como o Ministério Público e a Rede de Enfrentamento à Violência contra Mulher do Município de Dourados, o Projeto Mulher Segura tem como foco principal a fiscalização e implementação da medida protetiva que se efetiva com o fortalecimento da lei específica e combate à violência doméstica, através da prevenção, a proteção e a punição.

Tenente-coronel Carlos Silva disse ao DouradosAgora que, desde sua implementação, em Dourados, o Projeto Mulher Segura já atendeu mais de 50 casos de mulheres vítimas de violência doméstica, realizou em torno de 190 visitas domiciliares sendo que, na maioria dos casos atendidos, a vítima sofria violência na modalidade stalking, ou seja, era perseguida e sofria sérias ameaças que colocavam em risco a sua vida.

"Em vários casos, a atuação do projeto possibilitou a prisão do autor por descumprimento da medidas protetiva de urgência", enfatiza o comandante da PM. . A implementação do projeto foi idealizada com base na própria Lei Maria da Penha, a qual prevê a Polícia Militar como parte integrante das políticas públicas na prevenção e erradicação da violência.

Cb image default

Cabo PM Gleice e Cabo PM Lucimara.

Foto: Cb PM Rodney.

Conforme o coordenador e idealizador do Mulher Segura, o Major PM Dominoni, a Polícia Militar tem contribuído de forma efetiva para a proteção da mulher vítima de violência doméstica.

"Em nosso país a violência doméstica contra a mulher salta aos nossos olhos como uma das batalhas sociais das mais árduas a se vencer; exigindo, portanto, múltiplos esforços por parte de toda a sociedade, pois a violência doméstica configura-se como problema de alta complexidade visto que, mesmo diante de uma legislação específica, os casos de violência contra a mulher insistem em assolar os lares das famílias brasileiras", diz o major PM.

O trabalho desempenhado pela Polícia Militar visa quebrar do ciclo da violência através da filosofia de Polícia Comunitária, contemplando em suas ações a prevenção da violência de gênero contra as mulheres e meninas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.