Buscar

MS exporta 1,7 milhão de toneladas de soja em 2017 e registra recorde histórico

As exportações de soja em grão tiveram elevação em Mato Grosso do Sul.

Cb image default
Divulgação

As exportações de soja em grão tiveram elevação em Mato Grosso do Sul. De janeiro a abril deste ano, o volume embarcado pelo estado foi de 1,66 milhão de toneladas da oleaginosa, com alta de cerca de 4% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado representa um recorde histórico para o período analisado.

Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e foram divulgados pelo departamento de Economia do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, no último boletim agrícola. Paralelo ao volume exportado está a receita.

O montante ultrapassa 640 milhões de dólares, com crescimento de 16% se compararmos com os primeiros quatro meses de 2016. O preço médio pago pela tonelada de soja no primeiro quadrimestre deste ano foi de US$ 386,50 contra US$ 346,89 de igual período do ano passado, com incremento de 11%. “Observamos que mesmo com a queda da moeda no período, houve valorização em dólar do produto exportado, resultado da demanda internacional aquecida”, complementa o analista econômico do Sistema Famasul, Luiz Gama.

Dragão Asiático - A China continua sendo o principal destino das exportações de oleaginosa, respondendo por 87,4% do total comercializado por Mato Grosso do Sul, e também a maior importadora do grão do mundo. No ranking nacional, o Estado ocupa a quinta posição na participação nacional das exportações de soja em grão, com aproximadamente 7%.

O Brasil segue no mesmo ritmo. No quadrimestre, o país exportou 23,8 milhões de toneladas, crescimento de 14,08% no comparativo com igual período do ano passado. Enquanto isso, o faturamento foi de 9,2 bilhões de dólares, alta de 26,38%. “Existe uma preferência internacional pela soja em grãos e os chineses são portadores de um dos maiores parques industriais de processamento do grão do mundo", enfatiza o analista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.