Buscar

Pagamento da contribuição do INSS dos domésticos vence todo dia 7

Data foi antecipada após mudança na nova lei dos domésticos.Empregador deve ficar atento para não pagar multas.

O novo prazo, dia 7 de cada mês, foi alterado junto com a mudança da alíquota paga pelo empregador, que vai passar de 12% do salário para 8%. Só que a mudança da alíquota só vai valer a partir de novembro, quando tiver disponível o Simples Doméstico. O Simples é um documento único que vai ser usado para pagar ao mesmo tempo a contribuição previdenciária, o Imposto de Renda e o Fundo de Garantia. O Simples é para novembro, mas o prazo do INSS no dia 7 já começou a valer.

Por isso, a contribuição referente ao mês de junho deve ser paga hoje. É o único jeito para escapar da multa. O pagamento pode ser feito no banco ou numa lotérica com o carnê, que é a guia da previdência preenchida pelo patrão ou pelo boleto emitido no site da Receita Federal. Quem paga por meio de débito automático tem que procurar o banco ainda nesta terça-feira (7) para pedir a mudança da data.

Na página da Receita Federal na internet, o sistema de cálculo ainda não foi ajustado para o novo vencimento. Então, quem pagar a partir desta quarta-feira (8) vai ter que calcular os juros da multa, que é de 0,33% ao dia, e colocar o valor corrigido manualmente na GPS ou na Darf.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.