Buscar

Safra do milho safrinha no Mato Grosso do Sul deve superar a anterior

Sidrolândia que esta no sul do estado esta entre as principais cidades responsáveis por aproximadamente 80% da área da cultura no MS

Cb image default
Foto: Valdir Edemar Fries.

A próxima safra do milho safrinha no Mato Grosso do Sul promete ser uma das melhores dos últimos anos. Além do clima favorável, que atuou sobre a região desde o começo do ano, a antecipação do plantio também favoreceu o aumento da produtividade em relação a 2016. “O bom plantio, conciliado com a presença de chuvas, temperatura amena durante a noite e elevada à tarde, nos deu a possibilidade de crescimento”, afirma Leonardo Carlotto, engenheiro agrônomo e analista em agricultura no sistema FamaSul.

Segundo o especialista, a segunda safra será maior que a última, em grande parte, por influência do clima. “Estamos com a estimativa de colheita de 9,2 milhões de toneladas, com uma média de 85 sacas por hectare em uma área de 1,8 milhões de hectares. Por outro lado, na última safra, tivemos uma perda de 30% na produção por conta da estiagem”, explica.

O sul do estado é a principal produtora do milho safrinha, responsável por aproximadamente 80% da área da cultura. Campo Grande, Ponta Porã, Sidrolândia e Naviraí são algumas das 50 cidades que fazem parte da região. Os municípios que ficam do Centro-Norte para cima representam os outros 20%.

De acordo com a meteorologista da Climatempo, Camila Ramos, os próximos dias ainda serão secos em Mato Grosso do Sul. A chuva deve retornar aos poucos para o centro-sul do estado na segunda quinzena de agosto. Em setembro deve chover nas áreas produtoras, mas ficando ligeiramente abaixo do normal para esta época do ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.