Buscar

Matrículas da UEMS começam nesta sexta-feira para aprovados no Sisu

Elas serão realizadas nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro, das 13h às 18h. Rematrículas de veteranos seguem até o dia 11 de fevereiro.

Cb image default
Divulgação

Com o término do período de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os candidatos já estão se preparando para fazer as matrículas e garantindo suas vagas. Na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), matrículas serão realizadas nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro de 2017, das 13h às 18h (de MS). Confira o edital.

Candidatos aprovados na ampla concorrência e cotistas indígenas poderão fazer as matrículas em qualquer uma das 15 unidades da universidade no estado, nas coordenadorias de cursos. Porém, os cotistas negros devem realizá-la em Aquidauana, Campo Grande, Dourados ou Paranaíba, onde haverá bancas de avaliação para esta modalidade de cota. Essa banca vai ser composta por professores com experiência de atuação em estudos étnico-raciais e por integrantes do movimento negro.

Em Dourados, a banca para cotistas negros vai ser realizada das 8h30 às 11h e das 13h às 17h. Já nas outras três cidades, das 13h às 18h.

É necessária a apresentação de todos os documentos listados na área restrita do candidato do site do Sisu. Os aprovados devem levar documentos originais e suas cópias (sem necessidade de autenticação nesse caso), ou apenas as cópias autenticadas em cartório.

Para os cotistas indígenas, além da documentação geral, é obrigatório também apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (Rani), Registro Administrativo de Casamento de Indígena (Raci), Certidão de Registro Civil de Nascimento com identificação étnica, carteira de identidade com identificação étnica, autodeclaração (a partir do modelo disponível no site da UEMS) assinada por uma liderança e um membro da comunidade indígena ou declaração oficial do representante regional da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Cotistas negros e indígenas devem ter cursado todo o ensino médio em escola pública. Exigência não era obrigatória anteriormente, mas atualmente é.

Candidatos de ampla concorrência e cotistas indígenas podem efetuar a matrícula por procuração simples e o procurador deve possuir toda a documentação exigida. Já os cotistas negros deverão efetuar a matrícula presencialmente por causa das bancas.

Rematrícula de veteranos

Rematrícula para acadêmicos veteranos da UEMS começaram nessa quarta-feira (1°) e vai até o dia 11 de fevereiro. Ela será realizada somente on-line e sob pena de abandono automático.

O procedimento deverá ser feito no Sistema Acadêmico Universitário (S.A.U) da universidade, disponível em https://sistemas.uems.br/academico/. Aqueles que não possuem a senha de acesso precisam solicitá-la na secretaria acadêmica do curso. As aulas do 1° semestre letivo vão retornar no dia 20 de fevereiro. Portanto, do dia 20 a 28 do mesmo mês, o acadêmico deverá procurar a secretaria do seu curso para assinar o requerimento de renovação de matrícula.

Aquele aluno que possui necessidade de trancar a matrícula pode fazer a solicitação de 20 de fevereiro até 17 de março. E os acadêmicos que desejam fazer transferência interna poderão procurar a coordenação do curso nos dias 21 e 22 de fevereiro, mas precisam estar com vínculo renovado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.