Buscar

Pega no doping, esquiadora com ouro olímpico pode perder Jogos de 2018

Norueguesa Therese Johaug alega ter usado creme para lábios com esteroides anabolizantes.

Cb image default
Divulgação

A situação da medalhista de ouro olímpica em esqui cross-country Therese Johaug, de 28 anos, pode piorar. O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) confirmou nesta quinta-feira a abertura de um processo de apelação contra a atleta norueguesa feito pela Federação Internacional de Esqui (FIS) para aumentar a suspensão por doping de 13 meses imposta pelo Comitê da Noruega. Sete vezes campeã mundial, ela testou positivo para esteroides anabolizantes enquanto treinava na Itália em setembro do ano passado.

A FIS considerou a pena baixa - como é retroativa a outubro de 2016, ela poderia disputar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 em Pyeongchang (Coreia do Sul), que serão realizados entre 9 e 25 de fevereiro.

A FIS afirmou, em comunicado divulgado na terça-feira, que considera a proibição do Comitê Olímpico e Paralímpico Norueguês e da Confederação de Esportes (NIF) "no extremo inferior da gama de sanções razoáveis" e tinha apresentado um recurso. O CAS já recebeu e abriu processo, mas não confirmou uma data para a audiência.

- A FIS solicita que o período de suspensão imposto à atleta seja "razoavelmente estendido " - diz o comunicado do CAS.

Ainda segundo o comunicado, em primeiro lugar as partes trocarão observações por escrito, e será constituído um painel composto por um ou três árbitros. O painel vai decidir sobre a realização de uma audiência. Depois disso, será deliberada, em data posterior, a decisão sobre a sentença.

Principal nome da equipe norueguesa de 4x5km de esqui cross-country medalhista de ouro dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 em Vancouver, Therese Johaug alegou ter usado a substância inadvertidamente através de creme de sol para tratar dos lábios rachados. Um médico da equipe o teria recomendado. A Noruega defende que a atleta deveria ser acusada de "não ter investigado mais a droga que recebeu e usou". O produto, aparentemente, teria sido recebido em um pacote marcado com a palavra "doping".

Therese Johaug afirmou achar muito estranho as pessoas não acreditarem em sua inocência. Por causa da punição, os gigantes austríacos da fabricação de esquis Fischer Sports suspenderam seu contrato de patrocínio com a esquiadora no mês passado. Mas não descartam voltar a trabalhar com ela novamente no futuro depois do cumprimento da suspensão por doping.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.