Buscar

Agricultores familiares celebram Semana Nacional dos Orgânicos em feirinha no centro da Capital

Cb image default
Néia Maceno

Há sete anos instalada na Praça do Rádio Clube, na Capital, agricultores familiares da Feira de Produtos Orgânicos celebram a “Semana Nacional dos Orgânicos”, evento que vai ao encontro com as datas: 1º de junho, em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, e 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

Tradicional entre as pessoas que buscam meios alternativos de alimentação, a feira foi criada para incentivar o consumo de alimentos saudáveis entre a população urbana e a adoção do sistema de cultivo de alimentos orgânicos por parte dos agricultores familiares.

Para o agricultor José Roberto Oliveira os alimentos orgânicos representa saúde tanto da porteira para dentro como para fora. “Estou há sete anos na atividade pela qualidade de vida de não lidar com o veneno. No assentamento Conquista, onde moro, a gente tem o apoio por parte da Agraer que faz visita técnica e atende a gente sobre essas questões de cultivo”, disse o produtor.

Para a aposentada Maria de Lourdes Viana a ida à feira já é uma rotina. “Sou da época que a gente tinha uma pequena hortinha em casa e tudo estava ao alcance das mãos.

Como mudei para apartamento fica mais complicado o cultivo. Então, a feira vem como alternativa. É como fazer mercado que vira um hábito”, afirmou.

Um saboroso café da manhã foi oferecido às pessoas que transitavam entre as barraquinhas. O cardápio incluiu apenas alimentos que estavam disponíveis para comercialização na feira. Panfletos com algumas das receitas também foram disponibilizados a freguesia cativa do espaço.

Em Campo Grande, estima-se que há 62 produtores trabalhando com orgânicos. “O governador do Estado, Reinaldo Azambuja, quer dar mais apoio a agricultura familiar seja a tradicional como a agroecológica. Para isso está sendo feito um estudo para que na próxima compra de insumo agrícolas seja incluído estufas, uma forma encontrada para os produtores produzirem em um clima mais padronizado”, informou o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.

Também estiveram presentes na Feira de Orgânicos o gerente da GDA da Agraer, Araquem Midon, o técnico Jovelino Caetano e a médica veterinária Denise de Miranda, gestora no setor de agroecologia da Agência.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.