Buscar

Caminhar ajuda a controlar corrente sanguínea do cérebro, diz estudo

Cb image default
Divulgação

O impacto dos pés no chão ao andar, e não apenas ao correr, como acreditava-se até agora, pode ajudar a controlar a corrente sanguínea do cérebro e fazer com que mais quantidade dele chegue, revelou uma pesquisa apresentada nesta segunda-feira.

Estudiosos da New Mexico Highlands University (NMHU) apresentaram os resultados da pesquisa na reunião anual de Biologia Experimental. Esta mesma equipe e outras já tinham descoberto que quando uma pessoa corre, o impacto dos pés no chão, produz ondas de pressão através das artérias que se sincronizam com o ritmo cardíaco e o da pernada para regular de maneira dinâmica a chegada de sangue ao cérebro.

No estudo atual foi possível calcular o fluxo de sangue que chegava aos dois hemisférios do cérebro de 12 adultos jovens, estando de pé e caminhando rápido (um metro por segundo), a partir das medições da velocidade das ondas do sangue na carótida interna e do diâmetro das artérias de cada um deles feitas com técnicas de ultrassom. Assim determinaram que, embora o impacto dos pés na caminhada seja menor do que na corrida, o andar produz igualmente ondas de pressão nas artérias que significativamente aumentam a corrente sanguínea ao cérebro, um efeito que não é tão visível no pedalada porque não existe impacto dos pés contra o chão.

"Estes novos dados dão a entender de maneira clara que o fluxo sanguíneo cerebral é muito dinâmico e depende diretamente das pressões cíclicas na aorta, que interagem com os pulsos de pressão na direção contrária a produzida pelo impacto dos pés. Há uma continuidade de efeitos hemodinâmicos sobre o fluxo de sangue ao cérebro humano quando pedalamos, caminhamos ou corremos. De uma maneira especulativa, podemos afirmar que essas atividades podem otimizar a perfusão (alimentação das células com oxigênio e nutrientes) e os funcionamento do cérebro e em geral a sensação de conforto durante o exercício", aponta o estudo.

Para Ernest Greene, que dirigiu a investigação, o "surpreendente" é que tenha demorado tanto para medir esses "óbvios efeitos hidráulicos sobre o fluxo de sangue no cérebro". De acordo com o cientista, há um ritmo otimizador entre a "corrente sanguínea ao cérebro e o movimento". Segundo ele, o ritmo das pesadas e o impacto dos pés estão na categoria de um ritmo cardíaco normal (120 batidas por minuto) quando uma pessoa se move com energia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.