Buscar

Colheita da soja já começou em nove municípios de MS, diz entidade

Abertura oficial, entretanto, será na próxima quinta, em Ponta Porã. Projeções indicam uma nova safra recorde, 7,787 milhões de toneladas.

Cb image default
Aprosoja-MS/Divulgação

Agricultores de nove municípios de Mato Grosso do Sul já iniciaram, ainda que de forma tímida e em pequenas áreas, a colheita da safra 2016/2017 de soja. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (20), pela Associação dos Produtores da oleaginosa no estado (Aprosoja/MS), com base em dados do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga).

Oficialmente, a colheita será aberta no estado e no país na próxima quinta-feira (26), em uma solenidade que será promovida na fazenda Jotabasso, em Ponta Porã. O evento deve contar, inclusive, com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi.

A colheita, ainda que pequena, já ocorre, de acordo com a Aprosoja/MS, nos municípios de Costa Rica, Douradina, Dourados, Itaporã, Itaquiraí, Maracaju, Mundo Novo, Sete Quedas e Tacuru. A entidade projeta, entretanto, que grande parte da safra comece a ser colhida a partir do fim da próxima semana.

Dos cerca de 2,52 milhões de hectares que foram semeados nesta temporada com soja em Mato Grosso do Sul, cerca de 15% já estão em ponto de colheita, conforme a entidade. Os outros 85% encontram-se entre os estágios vegetativo e reprodutivo.

A Aprosoja/MS reiterou a projeção feita ainda no início do plantio é de que com um incremento de 2,4% na área cultivada e manutenção da produtividade em 51,5 sacas por hectare, o estado deva ampliar também em 2,4% sua produção nesta temporada, passando de 7,601 milhões de toneladas para 7,787 milhões de toneladas. Se confirmada, será um novo recorde para Mato Grosso do Sul.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.