Buscar

É importante Brasil se manter próximo dos EUA, diz Maia sobre Trump

Cb image default
Divulgação

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou nesta quarta-feira (9), após reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e com o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, que é importante que o Brasil mantenha relações firmes, fortes e próximas dos Estados Unidos "independente do presidente que foi eleito".

"Os eleitores [norte-americanos] decidiram, a democracia decidiu, isso é o que é importante. O discurso de vitória do presidente eleito dos Estados Unidos nos gera muita esperança, já que foi um discurso de conciliação, de harmonia, de elogios à sua adversária. E isso é muito importante. É importante que o Brasil mantenha suas relações fortes, firmes, e próximas aos Estados Unidos, independente do presidente que foi eleito", afirmou Maia.

Já o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, brincou e disse que, caso Donald Trump, conhecido bilionário, quiser ajudar o estado comprando "royalties" do petróleo, ele ficará muito feliz. O Rio passa por uma grave crise financeira.

"Se ele tiver um grande fundo e quiser comprar os royalties do petróleo, eu vou ficar muito feliz aqui. É a primeira operação que ele pode fazer", afirmou. Depois, em tom sério, Pezão declarou que a eleição para os Estados Unidos é muito importante para o mundo.

"E a gente vê o fortalecimento, de quanto é importante a gente ter os mecanismos democráticos, o reconhecimento logo ali da derrotada ao vencedor. Acho que nós que somos uma democracia nova, acho que isso solidifica muito a gente ter cada vez mais ambiente democrático cada vez mais forte", afirmou ele.

Para Pezão, as eleições nos Estados Unidos são um exemplo para a democracia no mundo. "Acho que cada eleição nos Estados Unidos fortalece mais a democracia aqui no país, dá segurança jurídica a quem quer investir no país. Acho que é uma proximidade com o país que a gente tem que ter cada vez mais", concluiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.