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Lanchonete para ajudar mãe ganha fama e vira renda para famílias em MS

Delícias da Tia no bairro Buriti recebe clientes de vários bairros da capital. Cachorro-quente, sobremesas e drinks conquistam pela imagem e sabor.

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Divulgação

O atropelamento que deixou dona Delza com dificuldades para andar podia ter sido o pior acontecimento na vida da família Ribeiro, mas serviu de motivação para ela virar dona do próprio negócio ao lado do filho. A ideia do publicitário Junior Ribeiro, 32 anos, era dar condições para a mãe trabalhar por conta própria, mas a lanchonete na periferia de Campo Grande superou as expectativas e hoje ajuda no sustento de outras 20 famílias.

Aberto em 2013, o Delícias da Tia no bairro Buriti ganhou fama na cidade toda, muito em função da divulgação nas redes sociais e dos famosos check-ins de clientes no local. As fotos dos cachorros-quente e das sobremesas conquistam clientes pelos olhos e fazem muitos atravessarem a cidade para conhecer os pratos de perto.

Experiência

Delza Ferreira, de 59 anos, foi cozinheira a vida toda. Ela juntou a experiência e o dom na culinária com o talento do filho publicitário.

O carrinho de cachorro-quente era a única coisa que eles tinham e foi montado na calçada da casa onde ela morava, na avenida Prefeito Lúdio Martins Coelho. Os primeiros clientes foram os amigos mais próximos e familiares.

Na época do acidente, ela tinha um pequeno restaurante na antiga rodoviária de Campo Grande. O negócio estava prosperando até ela ser atropelada por um motociclista e quase morrer. Foram dias em coma, meses de recuperação e a sequela principal do acidente até hoje é a dificuldade de andar e ficar longos períodos em pé.

Vendo a mãe trabalhar em casa de família como cozinheira e nos horários vagos vender bombons e pães de mel nos terminais de Campo Grande, e mesmo assim depender da ajuda financeira dos filhos, Junior teve a ideia de dar a lanchonete para Delza ser dona do próprio negócio.

"O dom dela sempre foi a cozinha, não há uma receita que ela não consiga replicar, e sabendo que eu poderia ajudar investindo em seu negocio próprio, e acreditando que com a ajuda de amigos e clientes do meu Studio de Publicidade, poderia melhorar sua renda. É uma vitória dela", falou o publicitário.

Orgulhosa do filho, dona Delza lembra que a criação da lanchonete ajuda outras famílias além da dela.

"O Delícias da Tia foi um grande presente em minha vida. E o meu filho pode proporcionar isso, não só pra mim, mas também pra família, já que muitos trabalham comigo hoje. Hoje as pessoas me reconhecem na rua, nos comércios e dizem que sirvo de inspiração, exemplo de superação. Mas, o que mais fico feliz é com a responsabilidade social que meu filho pratica no Delicias da Tia, contratando pessoas da região e ajudando tantas famílias com trabalho digno", ressaltou a empresária.

Visual

A lanchonete funciona em um imóvel no final do bairro Buriti e carrega uma identidade visual bem diferente do que é visto no comércio da periferia. Antes da inauguração, o local foi reformado com ajuda da família e, recentemente, passou por uma grande reforma de ampliação. Além de aumentar o espaço para atendimento, a lanchonete ganhou decoração vintage, com objetos antigos, mesas de madeira e bistrôs.

Filtro de barro, televisão e geladeira antigos, xícaras de ferro e divisórias de madeira se completam no ambiente que resgata no passado objetos que muitos já tiveram dentro de casa há algumas décadas. No caixa, um baleiro antigo característico de vendinhas na periferia chama a atenção dos clientes.

Assim como a decoração, a parte de cardápios, banner e fotos também é desenvolvida por Junior. A divulgação nas redes sociais é feita por uma amiga da família, que atua na área de marketing social. As fotos de dar água na boca enchem o cardápio e o perfil do Delícias da Tia na internet, e são feitas por um fotógrafo profissional, também amigo de Junior.

Crescimento

Hoje a lanchonete tem cerca de 25 funcionários fixos, além freelancers, mas os primeiros empregados foram os próprios parentes. No dia da inauguração, em maio de 2013, eram 2 funcionários e 5 jogos de mesas para clientes. O cardápio tinha opções de cachorro-quente, do tradicional ao mais incrementado, caldos e sobremesas.

Alguns deles com nomes em homenagem à amigos. O cachorro-quente com frango desfiado, molho, presunto e queijo, por exemplo, ganhou o nome de "Tio Dé" em homenagem ao amigo André, conta Junior.

O caldinho de feijão da Loira faz referência à esposa do publicitário, Glaucea Ribeiro.

Apesar de publicitário, Junior herdou da mãe o gosto pela culinária. Ele e a irmã caçula cresceram vendo Delza fazer salgados e vender na garupa de uma bicicleta.

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