Buscar

Fazendeiro constrói represas ilegais e recebe multa de R$ 10 mil em MS

Aterro barra córrego que corta fazenda em Paranaíba, diz polícia. Fazendeiro tem que apresentar plano de recuperação da área degradada.

Cb image default
PMA/Divulgação

Um fazendeiro de 77 anos foi multado em R$ 10 mil, no domingo (11), por construir represas ilegais em uma fazenda em Paranaíba, região leste de Mato Grosso do Sul. A Polícia Militar Ambiental (PMA) recebeu uma denúncia, foi ao local e confirmou a irregularidade. As obras foram embargadas e o fazendeiro notificado a apresentar um plano de recuperação da área degradada.

De acordo com a PMA, os policiais encontraram duas represas que foram construídas com máquinas e que estariam barrando um córrego, que corta a propriedade rural, tudo sem autorização.

Uma das represas tem um aterro de 90 metros de comprimento, três metros de altura e da acesso à sede da fazenda. A segunda represa tem um aterro de 80 metros de comprimento, dois metros de altura e possui infiltrações que podem causar o rompimento da barreira. Parte da mata ciliar foi degradada.

O fazendeiro vai responder por crime ambiental, por degradar Área de Preservação Ambiental (APP). Em caso de condenação, a pena pode chegar a três anos de detenção.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.