Buscar

Governo do Estado promove a primeira coronel da história do Corpo de Bombeiros de MS

Com 43 anos de idade, Carla Rouledo Moretti se torna a primeira mulher a ser promovida ao posto de coronel do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul

Cb image default
Fotos: Bruno Rezende

Em um feito histórico para o Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul, Carla Rouledo Moretti, aos 43 anos de idade, alcançou o posto de coronel, tornando-se a primeira mulher a atingir tal posição na corporação. A promoção, que marca um momento emblemático para a instituição, foi oficializada nesta segunda-feira (27) por meio de uma edição extra do Diário Oficial do Estado.

Com uma trajetória de 24 anos dedicados ao Corpo de Bombeiros, Carla iniciou sua carreira em julho de 1999, sendo parte da primeira turma de mulheres aprovadas em concurso para a corporação no estado. Ao comentar sobre sua jornada pioneira, ela destaca: "Eu sou do primeiro concurso do Corpo de Bombeiros de MS que teve admissão de mulheres. Fui a primeira a ingressar na corporação e agora novamente a primeira a se tornar coronel, assim fecho o ciclo".

Ressaltando a ausência de referências ou exemplos quando ingressou na carreira, Carla expressa a importância de sua conquista para servir como inspiração às mulheres que aspiram fazer parte do Corpo de Bombeiros. "Com certeza não tinha referência nenhuma, hoje me sinto referência para elas. Posso mostrar que elas podem chegar ao ápice da carreira, um caminho que pode ser percorrido por todas as outras", completa.

Cb image default
Fotos: Bruno Rezende

Natural de Araçatuba, São Paulo, Carla mudou-se para o Mato Grosso do Sul em busca de realizar seu sonho profissional. Ao longo de sua carreira, ascendeu pelos postos, tornando-se aspirante em 2002, 1° Tenente em 2005, Capitão em 2009 e Major em 2013. Destacando-se por suas conquistas pioneiras, Carla foi a primeira mulher no estado a ocupar o posto de Tenente-Coronel em julho de 2018.

Desde 2021, Carla Rouledo está à disposição da Secretaria Estadual de Administração (SAD), liderando a Coordenadoria de Gestão de Concursos Públicos e Processos Seletivos. Sobre sua mais recente promoção, ela expressa: "Este é um momento indescritível, de uma emoção muito grande".

A promoção de Carla Rouledo Moretti é parte de um ato de valorização da segurança pública estadual, assinado nesta segunda-feira (27) pelo governador Eduardo Riedel. No mesmo evento, a Polícia Militar também recebeu dez novos coronéis, e o Corpo de Bombeiros ganhou mais sete ao posto mais alto da carreira. A cerimônia que formalizou essas promoções ocorreu no Gabinete do Receptivo, no Parque dos Poderes. Este marco representa não apenas o reconhecimento individual de Carla, mas também um passo significativo em direção à igualdade de gênero e ao reconhecimento do papel fundamental das mulheres no Corpo de Bombeiros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.