Buscar

PRF encerra Operação Carnaval 2024 no MS: Resultados e Desafios

Patrulhamento intenso resulta em números significativos, mas desafios persistem para a segurança viária no estado.

Cb image default
Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu a Operação Carnaval 2024 em Mato Grosso do Sul, após seis dias de fiscalização intensiva nas rodovias estaduais. Durante esse período, de 9 a 14 de fevereiro, a PRF enfrentou diversos desafios e registrou tanto avanços quanto áreas de preocupação.

Resultados da Operação: Um Olhar Sobre os Números

Durante a Operação Carnaval deste ano, a PRF registrou um total de 26 acidentes, marcando um aumento em relação ao ano anterior, quando foram registrados 18 incidentes. Destes, 7 foram classificados como graves, resultando em quatro fatalidades. Embora os números demonstrem um aumento em comparação com o ano anterior, a vigilância intensa da PRF ajudou a evitar um cenário potencialmente mais sombrio.

Além dos acidentes, as fiscalizações revelaram uma série de infrações preocupantes. Um total de 271 condutores e/ou passageiros foram flagrados sem o cinto de segurança, um comportamento de risco que coloca em perigo não apenas suas vidas, mas também a de outros usuários das estradas. Além disso, 24 crianças foram encontradas sendo transportadas fora do dispositivo de segurança, destacando a necessidade contínua de conscientização e educação sobre segurança infantil no trânsito. As ultrapassagens indevidas também representaram um problema, com 470 casos registrados durante a operação.

Desafios Persistentes: O Combate à Condução Sob Influência do Álcool

Um dos desafios mais preocupantes enfrentados pela PRF durante a Operação Carnaval foi o aumento significativo no número de motoristas flagrados dirigindo sob a influência do álcool. Em comparação com o ano anterior, houve um aumento de 36%, com 105 indivíduos flagrados cometendo essa infração perigosa. Essa tendência alarmante sublinha a importância contínua de campanhas de conscientização e fiscalização rigorosa para combater a condução sob influência de substâncias intoxicantes.

Durante os comandos de alcoolemia, 10 indivíduos foram presos por dirigir embriagados, destacando a determinação da PRF em aplicar medidas punitivas contra comportamentos que representam uma ameaça iminente à segurança nas estradas.

Perspectivas Futuras: O Compromisso Contínuo com a Segurança Viária

Enquanto a Operação Carnaval 2024 chegou ao fim, a PRF permanece comprometida com a promoção da segurança viária em Mato Grosso do Sul. Os resultados e desafios enfrentados durante essa operação servem como um lembrete da importância da vigilância constante e da cooperação entre as autoridades e a comunidade para garantir viagens seguras e responsáveis nas estradas do estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.