Buscar

74 corpos de migrantes são encontrados em praia da Líbia

Corpos foram encontrados em uma praia perto de Zauia, a oeste de Trípoli.

Cb image default
Reprodução/Twitter/IFRC MENA

Os corpos de 74 migrantes que morreram afogados depois do naufrágio de sua embarcação foram encontrados em uma praia perto de Zauia, a oeste de Trípoli, na Líbia, anunciou nesta terça-feira (21) o Crescente Vermelho local.

Habitantes da área descobriram um barco encalhado na praia, com vários cadáveres de migrantes em seu interior, e chamaram as equipes da Crescente Vermelho.

"Agimos depois de uma alerto dos habitantes (...) Nossos voluntários foram a Harcha, perto de Zauia, para resgatar os 74 corpos de migrantes" que pretendiam chegar à Europa.

O porta-voz da organização, Mohammed al-Misrati, disse que as circunstâncias envolvendo o naufrágio ainda são desconhecidas. A agência postou em sua conta no Twitter fotos que mostram dezenas de corpos em sacos alinhados na praia.

Seis anos depois da queda de Muamar Kadhafi, a Líbia continua mergulhada no caos, e o país - cujo litoral fica a 300 km do da Itália - se converteu numa plataforma para a migração clandestina para a Europa.

A falta de um exército ou de uma polícia regulares, várias milícias exercem de guarda-costas, apesar de geralmente serem acusadas de cumplicidade e, inclusive, envolvimento no lucrativo tráfico de seres humanos.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), mais de 13 mil migrantes ilegais conseguiram chegar à Europa neste ano, através dessa rota, enquanto cerca de 275 morreram na travessia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.