Buscar

Aeroporto "atacado" por mandar abater cão polícia

Um cão polícia em serviço no aeroporto de Auckland, na Nova Zelândia, esteve várias horas em fuga, afetando o tráfego aéreo. Foi abatido e a decisão está a indignar a opinião pública.

Cb image default
Divulgação

Grizz foi abatido depois de várias tentativas para o capturar, numa operação que impediu a descolagem de 16 voos e causou atrasos de várias horas. Foi uma decisão tomada em último recurso, sublinhou uma fonte aeroportuária, citada pela BBC.

Mas o caso está a ser visto como uma crueldade para com o animal, com a opinião pública a questionar se não era possível capturar Grizz recorrendo a um tranquilizante.

Grizz tinha 10 anos e estava treinado para detetar drogas, função que desempenhava no aeroporto de Auckland ao serviço do departamento de segurança aérea (Avsec). Mike Richards, porta-voz deste serviço, explicou que cerca das 04.30 horas de quinta-feira (15.30 horas em Portugal continental), Grizz foi levado para uma unidade canina estacionada numa zona pública do aeroporto quando "alguma coisa" provocou a sua fuga.

Foi então desencadeado um "esforço massivo" para localizar o cão polícia, que não foi visto durante duas horas.

Quando foi localizado, "ele não deixou ninguém aproximar-se e continuou a correr pelas pistas", explicou o porta-voz da Avsec. "Tentamos tudo: comida, brinquedos, outros cães, mas nada resultou", garante.

Foram os responsáveis do aeroporto que deram a ordem para a polícia abater Grizz. "Esgotamos todas as opções disponíveis e não o conseguimos apanhar", referiu uma porta-voz do aeroporto.

Questionada sobre a opção de usar um tranquilizante para capturar o cão polícia, respondeu: "Não tenho de responder a isso. Mas não havia dispositivos com tranquilizante no aeroporto e a polícia também não os tinha".

Além da página do aeroporto no Twitter, também a página do aeroporto no Facebook foi "inundada" de comentários de utilizadores indignados com a opção de abater o animal.

"Estou confuso. Se estas pessoas não conseguem travar a fuga de um cachorro e devolvê-lo ao seu trabalho vivo, como é que poderão conter um eventual ataque terrorista e capturar os terroristas vivos para interrogatório? Que incompetentes e bárbaros!", refere o utilizador identificado como Visnou Mars.

"Cada minuto que passava contavam o dinheiro que estavam a perder? Não queriam perder mais e por isso abateram um cão inocente, obviamente não tentaram o suficiente. Tenham vergonha", escreve Julie Totten.

"Lamentável, deviam ter vergonha. Quem deu a ordem para abater este pobre cão devia ser despedido e acusado de crueldade animal", defende Tracie McGregor.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.