Buscar

Avião não encontrado: site da Malaysia Airlines atacado

Nesta segunda-feira, o site da companhia aérea Malaysia Airlines foi atacado por um grupo de hackers que tornou inacessíveis algumas funcionalidades dos serviços online da empresa.

A companhia aérea confirmou o ataque, contudo, garante que os dados dos passageiros não foram violados, apenas se tratou de um redireccionamento do endereço para um outro site.

A mensagem do grupo, denominado de Lizard Squad (Esquadrão do Lagarto), foi bem expressiva: 404 – Avião não encontrado!

Nesta segunda feira, um grupo chamado Lizard Squad (Esquadrão do Lagarto, em português), que se apresenta como Official CyberCaliphate (Cibercalifado oficial), reivindicou o ataque o site da Malaysia Airlines.

Por algumas horas, o site da empresa ficou com a página principal substituída por mensagens como “Lizard Squad prevalecerᔠe “404 – Avião não encontrado”, ilustradas com uma imagem de um lagarto a fumar cachimbo e acompanhadas com música rap em inglês.

Ataque anunciado no Twitter

Foi também relatado que existia uma outra mensagem onde se poderia ler “ISIS PREVALECERÁ”, uma referência à organização extremista “Estado Islâmico”. Este ataque havia sido anunciado minutos antes numa conta no Twitter do Lizard Squad, onde era referida a intenção do ataque aos servidores da companhia aérea.

Algumas horas depois, a transportadora substituiu a versão “hackeada” do site por uma versão mais simples que já permitia aos utilizadores reservar voos online.

A Malaysia Airlines afirmou que tudo voltará à normalidade nas próximas 22 horas e garantiu que os dados dos clientes estão seguros e que não foram comprometidos no ataque. Para tranquilizar os seus clientes, a empresa reforçou a informação de que os seus servidores não foram afectados pelo ataque e que os utilizadores foram apenas redireccionados para outro site.

Grupo afirma que a empresa está a mentir

A resposta do grupo, contudo, dá conta que pode afinal não ser bem assim como a companhia aérea afirma. Os hackers divulgaram no Twitter uma imagem do que aparenta ser uma ecrã de computador com dados sobre voos, incluindo dados sobre as reservas.

Esta situação surge no seguimento do que se havia passado nas últimas semanas. As autoridades malaias prenderam 120 pessoas suspeitas de serem simpatizantes do “Estado Islâmico” ou de estarem a planear viagens à Síria para se unir à organização.

Quem são estes hackers?

Estes foram os hackers que reivindicaram recentemente a autoria dos ataques aos sistemas de consolas Xbox e PlayStation no Natal.

Em 2014, a Malaysia Airlines sofreu grandes danos na sua imagem com a queda de dois aviões. O voo MH370 desapareceu depois de descolar do aeroporto Kuala Lumpur e o voo MH17 foi atingido por um míssil na Ucrânia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.