Buscar

Com prisões juvenis superlotadas, EUA repensam política de maioridade penal

Pesquisas norte-americanas mostram que cadeias aumentam chances de jovem voltar ao crime

Com o debate sobre maioridade penal reaberto no Brasil, através da votação sobre a admissibilidade da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que permitiria que jovens acima dos 16 anos sejam condenados à prisão comum, o país volta seus olhos também para exemplos de como lidar com o impasse ao redor do mundo.

Os Estados Unidos, por exemplo, depois de ver suas cadeias superlotadas com crianças, começaram a repensar sua política em relação à delinquência juvenil, de acordo com a rede de notícias americana PBS.

Para ilustrar o debate, o canal conta a história de Alonza Thomas, um jovem que, se tivesse cometido hoje o crime que cometeu 15 anos atrás, talvez não tivesse passado 13 anos em uma prisão.

Thomas praticou roubo a mão armada em 2000, quando tinha 15 anos de idade, logo depois de seu estado, a Califórnia, ter mudado suas leis de maioridade penal.

A iniciativa foi parte de uma onda de severidade envolvendo novas leis nos Estados Unidos, com o objetivo de revidar contra a tendência de superpredadores juvenis sem remorsos que assolava o país.

Ninguém saiu machucado do assalto de Thomas, que, naquela época, era réu primário. No entanto, de acordo com a lei, o adolescente seria julgado como adulto, e condenado a até 40 anos de prisão. Thomas admitiu a culpa, o que derrubou a sentença para 13 anos.Quando Thomas chegou à cadeia para cumprir sua pena, a ameaça dos superpredadores tinha sido controlada. As prisões de jovens atingiram seu pico em 1997 nos EUA, e desde então só caíram.Enquanto isso, as instalações socioeducativas juvenis e até mesmo as cadeias para adultos foram se enchendo de crianças, comprometendo orçamentos estaduais e aumentando a preocupação com direitos humanos.  PressãoEste quadro está começando a mudar.Nos últimos seis ou sete anos, o país vem estudando novas alternativas para lidar com criminosos menores de idade, baseado em pesquisas que mostram que as cadeias na verdade aumentam as chances de que um jovem volte a cometer crimes.Estes dados vêm se acumulando há anos, mas apenas recentemente o Estado foi forçado a agir especialmente por causa de déficits orçamentários em meio à recessão, além da pressão exercida por tribunais estaduais e federais que questionam as duras sentenças para jovens.Há ainda outro fator: os crimes nos EUA diminuíram de uma maneira global. Depois de atingirem seus mais altos níveis em 1997, as prisões de jovens despencaram para 8% em 2011, de acordo com o Departamento de Justiça Juvenil e Prevenção da Delinquência americano.  Isso fez com que a reforma nas leis fosse mais vendável politicamente.“Superamos a mentalidade de que quem comete crimes adultos deve ter penas adultas”, explica Delbert Elliot, professor emérito na Universidade do Colorado, especialista em crimes juvenis.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.