Buscar

Família tem até outubro para achar doador de célula tronco a menina com anemia rara

Uma menina britânica de seis anos enfrenta uma dupla batalha contra uma anemia rara e contra o tempo. Ela tem até outubro, segundo os médicos, para encontrar um doador de células-tronco e permanece

Nos próximos meses, a família de Emma Whittaker tem de encontrar um doador de células-tronco cujas características sejam compatíveis com as da menina em pelo menos oito entre dez pontos. O tratamento inclui transplante de medula e transfusões de sangue.

Os médicos não conseguiram encontrar doadores entre os parentes da menina, nem mesmo o irmão de quatro anos, James.

Quando James passou pelos exames para verificar se ele poderia ser o doador, a família acabou descobrindo que ele também tem a doença de Emma e precisará de uma doação no futuro para salvar sua vida.

As duas crianças têm uma doença genética chamada Anemia de Fanconi, que causa problemas na medula e leucemia.

James já conseguiu um doador que combina perfeitamente através do registro britânico de doadores de células-tronco. Mas Emma ainda não conseguiu ninguém.

Os médicos agora afirmam que, como último recurso, podem fazer um transplante de células-tronco de um dos pais das crianças, apesar de a compatibilidade ser de apenas 50% com Emma.

Transfusões
 

Devido à doença, Emma precisa ir regularmente ao hospital para transfusões que vão manter seu sangue em um estado normal. A menina também precisa fazer várias biópsias da medula óssea.

Segundo a mãe de Emma, Rachel, a doença tem um grande impacto na vida dela.

Ela se cansa facilmente e sente dor nos músculos. É fácil aparecerem hematomas e ela também tem muitas erupções na pele, disse.

Rachel e o marido descobriram a doença de Emma quando ela tinha quatro anos. Aos 18 meses de idade, a menina já passado por uma cirurgia cardíaca.

Emma nasceu com apenas um rim, como o irmão, e começou a ter dificuldades para respirar.

Enquanto a saúde de Emma se deteriora, James, por enquanto, não apresenta alterações no sangue ainda não precisará da doação de células-tronco.

Doadores

Rachel afirma que é reconfortante saber que pelo menos James já tem um doador garantido, mas agora a família está desesperada para encontrar alguém para Emma e, para isso, as pessoas precisam se registrar como doadores potenciais.

Rachel é metade iraniana então a família está procurando pessoas com ascendência do Oriente Médio.

As pessoas, especialmente as gerações mais novas, não têm ideia de como é simples se registrar como possível doador, disse.

Para se registrar como um potencial doador de células-tronco na Grã-Bretanha, a pessoa precisa ser saudável e ter entre 18 e 55 anos. Depois de preencher um formulário de permissão, o doador terá uma amostra de células retirada do interior da bochecha, como em um teste de DNA, para descobrir as características do tecido da pessoa.

Se as características combinarem com a de alguém precisa de uma doação de células tronco, estas células poderão ser coletadas em um processo muito parecido com uma doação de sangue.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.