Buscar

Multa na Noruega para cabeleireira que não atendeu muçulmana com véu

Malika Bayan (à esq.), que foi impedida de entrar em um salão de cabeleireiro por causa do véu islâmico, e Merete Hodne (à dir.), a cabeleireira que terá que pagar multa por discriminação religiosa (Foto: Reprodução)

A justiça norueguesa impôs nesta segunda-feira uma multa de mais de 1.000 euros a uma cabeleireira culpada de discriminação religiosa por ter se negado a atender uma muçulmana que usava um hijab em seu salão.

"A Corte não tem a menor dúvida de que a acusada agiu intencionalmente, e discriminou deliberadamente (Malika) Bayan al expulsá-la de seu salão, porque era muçulmana", estimou o tribunal de Jaeren (sudoeste).

A acusada, Merethe Hodne, de 47 anos, expulsou do salão Malika Bayan, de 24, na localidade de Bryne em outubro. Segundo ela, não foi por discriminação religiosa, mas porque estava espantada com a "ideologia islamita" e encarava o hijab "um símbolo totalitário".

Depois deste incidente, a acusada se recusou a pagar uma multa de 870 euros, e o caso foi levado à justiça, onde ela finalmente foi condenada a uma multa de 10.000 coroas (1.076 euros) e a pagar 5.000 coroas de gastos judiciais. Segundo seu advogado, a cabeleireira entrará com um recurso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.