Buscar

O homem que tem ossos mais fortes que o granito

Tim sofre de uma raríssima doença que faz com que seus ossos sejam 150% mais duros que o granito - algo que colocou sua vida em risco.

Cb image default
Divulgação

u tenho uma aparência diferente, sim", admite Tim. Isso porque ele guarda consigo um segredo: "Tenho ossos superfortes", diz.

Tim tem uma condição que faz com que seus ossos sejam 150% mais densos que o granito. A doença só foi descoberta quando ele tinha por volta de dois anos de idade - tudo começou com um episódio de paralisia facial.

"Meu pai conta que um dia eu entrei no carro sorrindo, mas só com metade do rosto. Eles pensaram que eu estava brincando", conta.

Mas a paralisia nunca desapareceu.

Cb image default
A doença de Tim contribuiu para que o tratamento de outra doença, mais comum, fosse desenvolvido (Foto: BBC)

Amadurecimento dos ossos

O esqueleto é uma das partes do nosso organismo que mais demoram a se desenvolver até chegar à fase adulta.

Ao nascer, nossos ossos estão muito distantes da fase madura. Com o tempo, o corpo passa por um processo de ossificação, por meio do qual a cartilagem vira osso.

Para a maioria de nós, esse processo está completo quando chegamos aos 25 anos de idade, segundo a médica Gabriel Weston, apresentadora da série de TV "Incredible Medicine: Doctor Weston's Casebook" ("Medicina incrível: a coletânea de casos do Dr. Weston"), da BBC.

Mas para algumas pessoas, como Tim, esse processo acabou distorcido. E esse estranho caso pode ajudar os médicos a encontrar respostas para outros males mais comuns.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.