Buscar

Obama chega a Berlim para reunião com Merkel

Presidente também deve ver François Hollande, Theresa May e Matteo Renzi. Última viagem de Obama como presidente deve terminar no Peru.

Cb image default

O presidente americano Barack Obama chega a Berlim (Foto: REUTERS/Fabrizio Bensch)

O presidente americano Barack Obama chegou nesta quarta-feira (16) a Berlim, na Alemanha, para uma reunião com a chanceler Angela Merkel. A visita conclui a etapa europeia de sua viagem de despedida.

Em sua sexta e última viagem oficial à Alemanha, Obama jantará na noite desta quarta com Merkel, sua "parceira internacional mais próxima nos últimos oito anos" e voltará a se reunir com ela na quinta-feira.

No dia seguinte, ambos participarão de um encontro com líderes de Reino Unido, e Obama também deverá ver o presidente francês, François Hollande, a primeira-ministra britânica, Theresa May, e o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi.

A última viagem de Obama como presidente dos EUA começou nesta terça em Atenas, na Grécia, e deve terminar no fim de semana no Peru. No país, ele vai participar do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), onde espera conversar com o presidente chinês, Xi Jinping.

Globalização

Em uma coletiva de imprensa em Atenas, Obama defendeu que os líderes mundiais deem mais atenção ao medo das pessoas em relação à desigualdade e ao deslocamento econômico dentro do contexto da globalização. Ele afirmou que a importância desse debate foi uma das lições que aprendeu com a corrida eleitoral americana deste ano.

"Quanto mais eficazes formos ao lidar com essas questões, menos esses medos podem se canalizar em abordagens contraproducentes, que podem colocar as pessoas contra as outras", disse.

Para Obama, a ascensão do empresário Donald Trump à Casa Branca reflete o desejo da população de "tentar algo" novo e o "temor das pessoas de que seus filhos não sejam tão bons". Ele também relacionou esse sentimento à aprovação em plebiscito britânico para sair da União Europeia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.