Publicado em 27/11/2015 às 08:26, Atualizado em 26/10/2016 às 13:41

Papa Francisco critica festas natalinas de um mundo em meio à guerra: Soam falsas

,  Tiago Chagas 

Uma crítica severa do papa Francisco ao espírito consumista que se apropriou das celebrações do Natal passou quase despercebida pela imprensa internacional. Durante um sermão que antecedeu sua viagem à África, o pontífice católico disse que as festas natalinas “soam falsas”.

O papa observou que o mundo escolheu “a guerra e o ódio”, e que por isso, toda a mobilização que existe na época de Natal, com decorações e reuniões familiares, não parece verdadeira.

“Estamos perto do Natal e haverá luzes, festas, árvores iluminadas, presépios […] mas é tudo falso. O mundo continua em guerra, fazendo guerras, não compreendeu o caminho da paz”, lamentou o papa, segundo informações da Rádio Vaticana.

Emocionado, Francisco fez um apelo para que as pessoas se coloquem no lugar umas das outras: “Existem hoje guerras em toda a parte e ódio […] E o que resta? Ruínas, milhares de crianças sem educação, tantos mortos inocentes […] Devemos pedir a graça de chorar por este mundo, que não reconhece o caminho para a paz. Chorar por aqueles que vivem para a guerra e ainda têm o cinismo de negar isso”, afirmou.

Segundo o papa, “Jesus chora” com a atual situação de guerras no mundo atual. Em outros discursos, Francisco já havia comparado o cenário de perseguição religiosa e o revide ocidental a uma espécie de “guerra mundial fragmentada”.