Buscar

Príncipe herdeiro Maha Vajiralongkorn é proclamado o novo rei da Tailândia

Príncipe de 64 anos sucede seu pai, o venerado monarca Bhumibol Adulyadej. Ele será coroado após a cremação de seu pai em outubro do próximo ano.

Cb image default
Thai TV Pool via AP

O príncipe herdeiro da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, foi proclamado nesta quinta-feira (1º) rei do país com o nome de Rama X, dois dias após o parlamento tailandês convidá-lo a assumir o trono.

"Quero anunciar à Tailândia e ao mundo que a Tailândia tem novo rei", disse o chefe da junta militar tailandesa, Prayut Chan-ocha, em discurso transmitido pela televisão pública do país.

Vajiralonkorn, de 64 anos, sucede seu pai, o venerado monarca Bhumibol Adulyadej, que faleceu em 13 de outubro aos 88 anos, após sete décadas de reinado.

O novo monarca foi proclamado após uma audiência com o primeiro-ministro Prayut; o regente, Prem Tinunlasonda; o presidente do parlamento, Pornpetch Wichitcholchai, e o presidente do Tribunal Supremo, Veerapol Tangsuwan, no Palácio de Dusit, em Bangcoc.

O nome oficial do novo soberano, décimo monarca da dinastia Chakri, será Vajiralongkorn Bodindradebayavarangkun (rei descendentes dos anjos), segundo fontes da Casa Real.

O rei Bhumibol, que antes de morrer era o mais antigo dos chefes de Estado do mundo, foi o único soberano conhecido pela maioria dos tailandeses, que o tinham como um ser quase divino, símbolo de unidade e guia da nação.

Rama X, que após o falecimento de seu pai pediu um tempo de luto antes de aceitar a proclamação, será formalmente coroado em cerimônia após a cremação do antigo soberano em outubro do próximo ano.

O novo rei viveu grande parte de sua vida no exterior, desligado dos afazeres da Coroa e não herda a popularidade de seu pai.

A informação sobre a monarquia tailandesa é um assunto muito sensível no país devido à lei de lesa-majestade, que impõe penas entre três e 15 anos de prisão a quem criticar ou emitir comentários considerados insultantes sobre a família real.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.