Buscar

Sobe para oito o número de mortos em ataque a hotel de luxo na Líbia

A ação seria uma vingança pela morte de Abu Anas al-Liby, um jihadista líbio suspeito de envolvimento nos ataques a duas embaixadas norte-americanas

(Foto: Reprodução/Tripoli)

Homens armados invadiram um hotel de luxo na capital da Líbia nesta terça-feira, matando pelo menos cinco estrangeiros e três seguranças, informaram autoridades. Um carro-bomba também explodiu no estacionamento do hotel. Mahmoud Hamza, comandante da Força Especial de Dissuasão, disse à emissora de televisão por assinatura al-Nabaa que a situação estava “sob controle” na tarde desta terça-feira, embora não pudesse confirmar o paradeiro dos invasores.

Ele declarou também que cinco estrangeiros foram mortos, sem divulgar mais detalhes. Outro agente de segurança havia declarado, anteriormente, que os homens haviam matado três seguranças e feito reféns, mas não deu detalhes sobre a identidade das pessoas capturadas.

Ele disse também que duas torres comerciais, localizadas na parte de trás do hotel, haviam sido esvaziadas por segurança. A fonte falou em condição de anonimato porque não tem autorização para falar com meios de comunicação. Segundo o site da BBC, uma declaração postada numa conta do Twitter ligada ao Estado Islâmico, afirma que o grupo é responsável pelo ataque ao hotel.

A ação seria uma vingança pela morte de Abu Anas al-Liby, um jihadista líbio suspeito de envolvimento nos ataques a duas embaixadas norte-americanas no leste da África em 1998. Ele morreu no hospital no dia 2 de janeiro, dias antes do início de seu julgamento.

A rede britânica afirma que é difícil avaliar se o Estado Islâmico tem presença na Líbia. O hotel Corinthia, cujos proprietários são de Malta, é também o local onde a missão da Organização das Nações Unidas na Líbia realiza suas reuniões.

Atualmente, a missão organiza negociações políticas com grupos rivais líbios em Genebra.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.