Buscar

Ruy é o personagem que o público tem o direito de detestar

Infantiloide e sensaborão, rapaz não é páreo para o charmoso brucutu Zeca

Cb image default

Foto: Tata Barreto/TV Globo / Divulgação

Já temos a versão masculina de Maria Eduarda, a chata de ‘Por Amor’, trama de 1997 exibida atualmente no Canal Viva: Ruy, de ‘A Força do Querer’, é um mocinho à beira do insuportável.

Mas essa composição quase odiosa não é demérito para a autora Gloria Perez nem para o ator Fiuk. Pelo contrário. Tipos assim são essenciais para mexer com os nervos dos noveleiros e, com isso, alavancar a audiência.

O personagem, quando eficiente, tira o telespectador de sua passividade diante da TV e desperta sentimentos à flor da pele. Ruy o faz: impossível ficar apático ao ver seus equívocos de marmanjo mimado e imaturo.

Ele chega a ter momentos de vilão. Por exemplo, quando armou um escândalo na orla por deduzir erroneamente que Shirley (Michelle Martins) era a amante de seu pai, Eugênio (Dan Stulbach).

A maneira rústica como às vezes trata Ritinha (Isis Valverde), como aconteceu ao descobrir que ela mentiu para trabalhar escondido como sereia num aquário, também o credencia como antagonista.

A atuação de Fiuk recebeu críticas ácidas na imprensa. O jovem ator realmente comete alguns deslizes em cena, especialmente quando seu personagem tem reações explosivas, mas, no geral, a interpretação está em sintonia com o papel.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.